A Toyota confirma que seu novo compacto nacional começará a ser produzido no segundo semestre na nova fábrica de Sorocaba (SP), e se chamará Etios. O carro está sendo apresentado hoje (06/06) para a imprensa brasileira na cidade de Toyohashi, no Japão. O Etios deve começar a ser vendido em setembro, nas versões hatch e sedã.
o Brasil terá, em breve, o primeiro carro compacto produzido pela Toyota em território nacional, depois de mais de 50 anos de espera. O Etios será vendido no Brasil com duas opções de motor, uma 1.3 e outra 1.5. O câmbio, por enquanto, é apenas manual de cinco marchas.Não há planos para um 1.0, o que mostra que a Toyota deve apostar em uma faixa de preço acima dos R$ 30 mil.
O Etios hatch tem 3,78 m de comprimento, 2,46 m de entre-eixos, 1,70 m de largura e 1,51 m de altura. O sedã é maior, e não só em comprimento: com 2,55 m de entre-eixos, ele tem 4,27 m de comprimento, com as mesmas altura e largura do modelo de dois volumes.
O modelo, em 2013, terá uma produção de 70 mil unidades, mas Sorocaba pretende ir a 400 mil até 2020. Além do Etios, a Toyota pretende lançar, até 2015, oito modelos compactos voltados para os países emergentes, como China, Ásia, África, países árabes e da América do Sul.