A Volkswagen do Brasil pesquisa as mais variadas tendências mundiais para criar acabamentos inovadores, contemporâneos e confortáveis para interiores e exteriores de seus veículos. A equipe de design de acabamentos (Color&Trim) é responsável por acompanhar tendências provenientes das mais diversas fontes, entre as quais moda, cultura, arquitetura, comportamento, consumo, design, decoração, sustentabilidade, tecnologia e até mesmo elementos da natureza.
As tendências selecionadas pelos designers de acabamentos da Volkswagen do Brasil são adaptadas para o mercado automobilístico, para que se tornem atemporais, com longa duração, assim como a vida útil do veículo. As cores, por exemplo, passam por releitura mais sóbria, para que agradem a longo prazo e garantam contemporaneidade. Para desenvolver com excelência todos os tipos de acabamentos, a equipe de Color&Trim da Volkswagen é formada por profissionais especializados nas mais diversas áreas, como inovações, cores, logotipias, plásticos, texturas, tecidos, grafismos, entre outras.
A Volkswagen do Brasil dispõe, inclusive, de um ateliê de moda para veículos, onde trabalham modelistas, uma profissão rara na indústria automobilística. O veículo é construído virtualmente, por meio de softwares, em tamanho real e 3D. Essa inovação tecnológica permite que dimensões, ajustes e combinações sejam testados anteriormente, proporcionando maior precisão na hora de construir os protótipos.
Para garantir a perfeição de todos os revestimentos internos em tecidos e couros, seja de bancos, volantes ou portas dos veículos, a Volkswagen do Brasil conta com um verdadeiro ateliê de moda, localizado no novo Design Center da empresa, em São Bernardo do Campo. No ateliê, estilistas de veículos desenvolvem um trabalho totalmente artesanal. A profissão é rara e os profissionais são registrados como modelistas, chefiados pelo encarregado de construção de protótipo, que é tecnólogo em moda.