A Renault oficializou a nova geração do compacto Clio, a quarta, que chega renovada. O modelo estreia em definitivo no Salão de Paris (França), em meados de setembro. Por enquanto, não há perspectivas para a vinda do modelo ao Brasil.
O novo Clio ganhou design instigante e novas tecnologias. O compacto terá uma tela de LCD de sete polegadas no topo do console que lembra um tablet.Nele, os usuários terão um navegador GPS com informações atualizadas do trânsito, e aplicativos variados, que poderão ser “baixados” na loja virtual R-Link Store. Claro, o sistema oferecerá outras várias funções, permitindo inclusive a navegação na internet e acesso às redes sociais. Com isso, o novo modelo será um carro “conectado”. A Renault também vai oferecer uma série de acessórios e combinações que colorem painel, forro das portas, volante e bancos.
Ainda, entre as principais novidades, o hatch passa a ter câmera traseira, para auxiliar nas manobras de ré, e chave inteligente (Keyless) que permite acesso ao veículo e partida do motor por botão. Na parte externa,a frente é marcada pela nova grade frontal composta por duas barras que ligam os faróis ao losango encorpado. Nas laterais, o destaque são os culotes acima das caixas de roda e as maçanetas das portas traseiras, que ficam “escondidas” na coluna.
A Renault não divulgou os detalhes quanto à motorização do novo Clio, porém sabe-se que a gama de propulsores a gasolina contará com um bloco de três cilindros 0.9 TCe, turbo, de 90 cv e 13,7 mkgf de torque, oferecendo um consumo médio de 23,2 km/l e emissão de 99 g de CO2/km. Quanto a motorização a diesel, a gama partirá de um 1.5 dCi, a diesel, de 90 cv com consumo de 31,2 km/l e 83 g de CO2/km. No início de 2013, a Renault pretende lançar um motor quatro cilindros, 1.2, turbo, a gasolina, com 120 cv, e que estará acoplado a uma nova transmissão de seis marchas de dupla embreagem.