O primeiro utilitário-esportivo da Porsche, o Cayenne, está pronto para começar a ser vendido na Europa. Mas, teremos que esperar até setembro para ver o modelo, primeiro, no Salão de Paris (embora os detalhes sobre o carro já estejam quase todos revelados), e depois nas concessionárias.
Como será feito em conjunto com a Volkswagen, o Cayenne traz vários itens em comum com o "irmão" Touareg, como o botão giratório que aciona os faróis e a instrumentação. No console central, o destaque é a tela colorida que exibe as coordenadas do sistema de monitoramento por satélite.
O principal diferencial do Cayenne será as soluções adotadas para o sistema de suspensão e transmissão. A suspensão foi totalmente redesenhada para que o modelo tivesse um chassi ágil e esportivo nas estradas e mais "duro" na hora de um todo terreno. Esse sistema chama-se PASM (Porsche Active Suspension Management) e é constituído por amortecedores que se adaptam conforme a necessidade.
O sistema de tração integral permanente, que é chamado de PTM (Porsche Traction Management), é outra das grandes novidades do modelo. Esse sistema calcula, automaticamente, o bloqueio do diferencial central e otimiza a distribuição do torque entre os dois eixos.
O motor V8 de 4,5 litros - ainda não se sabe se derivado do 4,2-litros da Audi - desenvolve 340 cv a 6.000 rpm e torque de 42,8 m.kgf a 2.500 rpm, com aspiração natural (Cayenne S), e 450 cv a 6.000 rpm e torque de 63,2 m.kgf a 2.250 rpm, na versão com dois turbos (Cayenne Turbo).