A GM revelou as primeiras imagens e detalhes do subcompacto Adam. Lançado pela divisão europeia da marca, a Opel, o carro tem a difícil tarefa de enfrentar os modelos Mini Cooper e Fiat 500 na busca de reestabelecer a força da marca na Europa.
O Adam é um hatchback três portas de visual retrô com 3,70 metros de comprimento, 1,72 m de largura e entre-eixos de 2,31 m. Ele é um pouco mais alto que o Fiat 500. Seu espaço interno é suficiente para acomodar quatro ocupantes.
No design, o modelo tem como um de seus destaques o "teto flutuante", com desenho feito para dar a sensação de que está "descolado" da carroceria, o que permite que suas cores e acabamento sejam diferentes do restante do carro. O interior traz uma tela central de 7" para o sistema de entretenimento com conectividade com iPhone e Android, além de também ter acabamento customizável com cor similar a do exterior (ou mesmo outra).
Ainda sobre o acabamento, serão três opções: JAM, com cores chamativas e padrões focados na moda; GLAM, mais sofisticado e elegante; e SLAM, mais esportivo e dinâmico. A GM esclarece que, mesmo dentro de cada versão, há várias opções de customização que permitem ao comprador criar um carro que atenda ao seu gosto em detalhes.
Também são três as opções de motorização. E todas estão associadas a uma mesma transmissão manual de cinco marchas, que conta com um sistema stop-start - que desliga o motor em paradas rápidas e o liga novamente quando o pedal do acelerador é acionado, economizando combustível - como item opcional. Esta tecnologia está disponível apenas no pacote ecoFLEX. O motor que equipa a versão de entrada é um quatro cilindros 1.2 litro de 70 cavalos, e um 1.4 com dois níveis de potência: 87 cv e 100 cv.
O preço do carro não foi revelado, mas sua estreia mundial já tem data marcada. Será no dia 29 de setembro, a abertura do Salão do Automóvel de Paris. As vendas na Europa começam em janeiro de 2013.