Ela é referência entre as superesportivas, alia tecnologia, potência e alta performance. Todos esses adjetivos já seriam suficientes para transformá-la em uma das motocicletas mais admiradas em sua categoria. Mas a CBR 1000RR Fireblade evoluiu. Completando duas décadas de tradição em 2012, o modelo chega com visual reformulado, além de incorporar o que há de mais avançado em tecnologia sobre duas rodas.
Cada detalhe da nova CBR 1000RR Fireblade foi projetado para realçar ainda mais o potencial esportivo do modelo. Assim, os designers da Honda buscaram formas que transmitissem mais dinamismo e agressividade. Quando se trata do conjunto frontal, o modelo recebeu linhas angulosas. A traseira foi reformulada e conta com linhas compactas e esportivas.
A CBR 1000RR Fireblade tem duas entradas de ar na frente, que alimentam a caixa do filtro de ar. Com isso, o ar coletado em alta velocidade pressuriza a mistura ar/combustível, aumentando a potência e melhorando o desempenho.
Destaque para o painel de instrumentos, que é totalmente digital com visor de LCD. É possível fazer a leitura do hodômetro total e parcial, tacômetro com 4 opções de visualização, indicador de temperatura do motor, velocidade, contador de voltas, indicadores de reserva, direção e marcha engatada, eficiência e consumo de combustível, relógio e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Conta com botões de ajustes para o hodômetro e Shift Light. Além disso, o conta-giros tem quatro modos de visualização.
O assento do piloto e a rabeta garantem a melhor integração do piloto com a moto, além de um visual agressivo e compacto ao modelo. Isso deixa a motocicleta ainda mais esportiva.
Seguindo a tendência derivada da MotoGP, seu escapamento privilegia a centralização de massas. Com um desenho mais curto, sua configuração é do tipo 4 x 2 x 1, todo em aço inox.
Uma das características marcantes da linha 2012 é o conjunto óptico com novo desenho. Mais modernos e diferenciados, os faróis alto e baixo possuem refletores multifocais e lente de policarbonato. As lâmpadas são de 55/55W. Compondo o conjunto, as luzes espias mais os indicadores de direção em LEDs (Light Emitter Diode) estão integrados ao espelho retrovisor, garantindo melhor aerodinâmica, além de visibilidade e segurança ao motociclista.
Já a lanterna traseira é compacta e possui uma dupla fileira de luzes em LED, permitindo uma distribuição adequada do brilho da luz emitida, resultando em perfeita sinalização e visualização em diferentes situações, tais como neblina, direção noturna ou mesmo durante o dia.
Suas dimensões também foram alteradas, visando maior estabilidade e dirigibilidade. A relação entre comprimento x largura x altura é de 2.075 mm x 685 mm x 1.135 mm. A distância entre-eixos é de 1.410 mm, e a altura do assento é de 820 mm.
Os amantes de modelos superesportivos e alto desempenho admiram o conjunto mecânico da CBR 1000RR Fireblade e não poderia ser diferente. Tudo porque o modelo é equipado com motor de 4 cilindros em linha, 999,8 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, arrefecido à líquido, e alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection). Com isso, gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm, e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.
Para contribuir com a eficiência do motor, além de reduzir o peso total da motocicleta, o modelo conta com bloco de cilindros separados – quatro em linha. Além disso, os pistões são leves e com 76 mm.
O modelo recebeu um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido pela Honda: o PGM-DSFI. O recurso oferece com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Para a versão 2012, a configuração foi reformulada, com uma pequena abertura da válvula. A modificação resulta em melhor desempenho, melhores respostas em baixa e média rotação.
Quando o assunto é o conjunto de suspensões da CBR 1000RR Fireblade, a Honda trouxe o que há de mais diferenciado e tecnológico sobre duas rodas. Com isso, o motociclista poderá desfrutar de uma pilotagem mais suave, além de aumentar a aderência e a tração da motocicleta.
A parte dianteira recebe garfo telescópio invertido (upside down), com curso de 110 mm, e sistema Big Piston Fork (BPF). Os amortecedores BPF tem uma estrutura interna diferente dos garfos convencionais e oferecem um amortecimento mais suave, melhorando o contato do pneu com o solo. Dessa maneira, garante a estabilidade em curvas.
Já a parte traseira é do tipo UNIT PRO-LINK, com sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás. Isso permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor da tensão da mola. A grande novidade é o Balance Free Rear Cushion. O amortecedor conta com dois tubos internos, ao invés de apenas um. Além de um funcionamento melhor, o novo sistema permite ajustar a compressão e retorno com mais precisão. O curso é de 138 mm.
O modelo ainda recebe a segunda geração do amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering Damper), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona fácil maneabilidade em baixa velocidade.
A CBR 1000RR Fireblade é equipada com freio dianteiro de disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.
Apresenta ainda sistema de embreagem deslizante, que otimiza a transferência de potência às rodas em qualquer situação de uso, garantindo alta performance. O exclusivo sistema da Honda é formando por um par de veios rebaixados que rapidamente forçam o conjunto da embreagem a se acoplarem de maneira rápida e firme. Com isso, disponibiliza potência imediatamente e reduz a quantidade de força de pressão da mola e o tempo de desengrenamento. Comandado por cabos, o mecanismo permite uma pilotagem rápida e eficaz nas pistas, bem como uma condução confortável e intensa em estradas.
Finalizando o pacote de segurança, o modelo conta com o sistema de proteção H.I.S.S (Honda Ignition Security System), que evita furto. A tecnologia é considerada um diferencial da marca, pois somente a chave original tem a capacidade de acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. Com isso, proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.
Disponível nas cores vermelha (STD e ABS), preta e branca (apenas STD), a CBR 1000RR Fireblade 2012 está nas concessionárias a partir de julho. Seu preço público sugerido é de R$ 56.900,00, para a versão Standard, e R$ 62.900,00, com freios ABS. Os valores têm como base o estado de São Paulo, e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.