Devido a baixa aceitação da Pop 100 pela Honda, a marca está relançando a Biz 100, já que segundo palavras da própria fábrica, a versão 125 “ se distanciou um pouco de sua proposta por ter agregado mais tecnologia”. Em outras palavras, o sistema de injeção eletrônica flex fuel encareceu a Biz 125, que começa em R$ 5.380 (KS) e chega a R$ 6.680 (EX).
A boa e velha Biz retorna em sua versão realmente popular, a partir de R$ 4.710. Embora a cilindrada do motor seja similar a dos antigos modelos, trata-se de um propulsor mais moderno, usado no scooter Wave 100 no mercado externo. Faz parte de um projeto mais atual, em especial o cabeçote, e já utiliza catalisador no escapamento. Desta forma, cumpre os novos níveis de emissões Promot 3.
Utilizando carburador, o pequeno propulsor oferece agilidade à Biz. AE rodou com a renovada versão 100 e comprovou: a motoneta de 98 kg (a seco) permanece ágil para a proposta urbana. A potência máxima de 6,4 cv a 7.000 rpm garante bom rendimento em vias rápidas, enquanto o torque de 0,7 kgfm a 4.000 rpm é suficiente para encarar ladeiras e retomadas em ruas e avenidas.
Visualmente, a motoneta ainda é atual. Recebeu apenas lentes dos repetidores de seta em tom âmbar – na 125 é transparente – e segue com as cores rosa metálico, preto e vermelho. Quadro, suspensões, câmbio de quatro marchas com embreagem automática e freios são os mesmos. Trata-se de um conjunto que cumpre sua função numa condução urbana confortável e econômica.
Com valores acessíveis – versão KS por R$ 4.710 e ES, R$ 5.290 – a Honda espera vender 40 mil unidades da Biz 100 em 2012. Seus principais concorrentes são Yamaha Crypton 115, Kasinski Win 110 e Dafra Zig 110.