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25/07/2012
Mercedes Classe A 2013 chega bastante renovado
Classe A 2013 entra de vez na era dos compactos premium modernos.
 
   
 

Um hatch compacto premium, com alta valorização de formas, jeito de esportivo picante e, sobretudo, construído com tecnologia de ponta. Esse é o cartão de visitas do modelo, que estreou na Europa na semana passada. 

O novo Classe A chegará aqui, inicialmente, nas versões A200 e A250, com preços de R$ 120 000 e R$ 165 000, respectivamente. O modelo A200 terá motor 1.6 turbo de 156 cv. A versão A250 será a top de linha na ocasião do lançamento. E vem equipada com motor 2.0 turbo de 211 cv.

Já o modelo que pode ser considerado como a porta de entrada  será o A180. Mais simples, ele contará com o mesmo propulsor do A200, o 1.6 turbo, mas com calibração econômica, que produz apenas 122 cv. As principais distinções entre eles estão na pressão da turbina, no gerenciamento de combustível e no nível de rotações que alcançam. No A200 o motor gira até 5 300 rpm e no A180 a rotação para atingir a potência máxima não passa de 5 000 rpm. Como os dois carros terão o mesmo peso (1 370 kg) a diferença no desempenho será sensível entre eles.

Em todas as versões, haverá a opção do câmbio 7G-DCT (sigla de Dual Clutch Transmission). Só no A250 ele será de série. Esta transmissão substitui o 7G-Tronic e, segundo a marca, é a caixa de marchas mais compacta, com 36,7 cm de comprimento, e mais leve, com 86 kg, usada em carros que se valem de tal tecnologia. Feita também para trabalhar em situações extremas, ela conta com duas bombas de óleo, que ajudam o conjunto a se manter constantemente arrefecido. Em todos os modelos em que estará presente, a alavanca seletora ficará na coluna de direção, como nas configurações equipadas com 7G-Tronic. Na top ele terá paddle-shifters.

Com formas ousadas, cheio de vincos e dois volumes bem definidos, ele impõe respeito. Os para-lamas ligeiramente alargados e a enorme grade dianteira reforçam essa imagem de robustez.  Os faróis ganharam um filete de leds superiores e as lanternas traseiras fi cam posicionadas bem nas extremidades, aumentando a sensação de um carro largo. Na verdade, com 2,70 m de entre-eixos, ele poderia muito bem ter mais espaço para o habitáculo. Mas a vocação esportiva exigiu que tivesse uma dianteira bem longa.  

O painel de instrumentos é simples, bem desenhado e prático, e as informações de bordo estão todas no discreto cluster digital central. O sistema de entretenimento e conectividade "Drive Kit Plus" será um opcional cobiçado por aqui. Ainda mais pela "geração Facebook", já que ele é a extensão de um smartphone, com acesso às redes sociais, notícias, previsões do tempo e aplicativos que auxiliam na identificação dos percursos via GPS, com fotos em alta definição de boa parte dos locais nos quais você vai trafegar com o Classe A. 

Por outro lado, o conjunto de suspensões provou que merece respeito. Dotado de controles de tração e estabilidade, mesmo com tração na frente, ele vai pegá-lo pela emoção. Faz curvas como os melhores da classe e ainda se comporta de maneira leve. 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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