O novo Ford Fusion, apresentado este ano no Salão de Detroit, será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Sob o capô da versão de entrada vai estar seu maior trunfo, um motor bicombustível.
O motor, que irá substituir o 2.5 a gasolina usado no modelo atual, é o mesmo Duratec utilizado na picape Ranger de nova geração, mas será recalibrado. Na Ranger ele tem de 168 a 173 cv de potência (gasolina/etanol) e 24/24,8 kgfm de torque. O 2.5 a gasolina atual oferece 173 cv e 22,9 kgfm. Sua performance não deve mudar muito em relação ao atual, mas o consumo de combustível pode aumentar.
Para os entusiastas da tecnologia, porém, o motor mais emocionante do novo Fusion a ser vendido no Brasil é o EcoBoost de 2 litros, que substitui o V6 de 3 litros, 24 válvulas e 243 cv. Mesmo com 1 litro a menos na capacidade, o propulsor turbocomprimido e com injeção direta de gasolina gera 237 cv. É um exemplo de downsizing moderado (aqui o Fusion não terá o EcoBoost de 1,6 litro).
O sedã 2.0 manterá as opções de tração dianteira ou integral (AWD). Já o 2.5 terá somente tração dianteira. E a variação híbrida seguirá em oferta no Brasil. As vendas do novo Fusion no Brasil devem começar em novembro.