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29/08/2012
Chega o Citroën C3 Picasso 2013
Modelo tem garantia de 3 anos e preço a partir de R$ 45.600,00.
 
   
 

Moderno, versátil e atraente: o Citroën C3 Picasso evolui na linha 2013. As apreciadas características de estilo, conforto e tecnologia do monovolume compacto ganham uma nova alma com a adoção de novos motores flexfuel: 1.5i Flex, com 1,5 litro e 93 cv de potência, e o Vti 120 Flex Start, de 1,6 litro, 16 válvulas e potência de 122 cv. Eles acentuam a dirigibilidade do C3 Picasso com diminuição de consumo de combustível e emissões. A versão de entrada GL e a intermediária GLX passam ainda a ter air bag duplo e ABS + EBD de série.

A evolução do Citroën C3 Picasso passa também por detalhes de estilo e acabamento. A nova roda OKA realça a esportividade do modelo. Por dentro, o painel passa a ter aplicação de Tungstênio, e o quadro de instrumentos, mais moderno, ganha fundo branco. Nas versões GL e GLX, duas novidades: aplicação em plástico nas laterais das portas e no console central. Uma nova cor Rouge Rubi (vermelho) passa a fazer parte do catálogo de opções.

Desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor 1.5i Flex tem quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas, como Euro 5 e PL6.

A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Assim, o motor apresenta soluções avançadas de design em vários componentes, como os pistões, o coletor de admissão e o corpo da borboleta. Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão. Como complemento, os cilindros, pistões e anéis apresentam redução do coeficiente de atrito. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso. Uma rota otimizada das correias (novo layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1.

Este conjunto faz o motor 1.5i Flex desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.

Já o novo motor top Vti 120 Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.O propulsor adota inúmeras soluções avançadas ainda pouco comuns em motores brasileiros, conseguindo um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia. 

Na dianteira, os chevrons destacam a identidade visual da marca. Os para-choques, embora suaves e integrados, também sugerem proteção, deixando claro o território urbano do modelo. O grupo ótico, posicionado bem ao alto, compõe o design harmônico da dianteira. O para-brisa panorâmico dividido em três partes, verdadeira assinatura estilística do modelo, é a demonstração concreta da Créative Technologie da marca, permitindo aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. 
Na lateral, é a carroceria verticalizada que chama a atenção, dando sinais claros do amplo espaço interno e da generosa habitabilidade do projeto - consequência direta de seu entre-eixos alongado. Compõem a visão um exclusivo friso e as rodas de grande diâmetro, demonstrando solidez.

Na traseira, o modelo retrata toda a sua força estilística. “Deslocamos o porta-placa para o lado direito, criando uma traseira totalmente assimétrica. Somente um modelo com sobrenome Picasso permitiria isso”, explica Thierry Hospitel, diretor de estilo da América Latina. É assim que o C3 Picasso consegue encarnar um novo tipo de monovolume, com uma personalidade ao mesmo tempo marcante, criativa e ousada.

Para assegurar maior proteção, principalmente no dia a dia das grandes cidades, a tampa traseira recebeu em sua parte inferior um acabamento especial. Um grande cuidado também foi dado aos contrastes entre as cores da carroceria, principalmente na interação entre o preto e o cromado.

Compacto em suas dimensões – 4.092 mm de comprimento e 1.723 mm de largura, o C3 Picasso dispõe de uma habitabilidade de referência em sua categoria. O entre-eixos alongado de 2.540 mm e a altura da carroceria (1.624 mm) permitem transportar confortavelmente todos os ocupantes. O modelo comprova, dessa forma, suas aptidões urbanas: resultado direto de seu formato de carroceria em cubo, tendência mundial em seu segmento e que permite a otimização dos volumes. 
Essa arquitetura de carroceria permite-lhe aliar compacidade e generosidade dos volumes, o que faz dele um veículo ao mesmo tempo prático, confortável e convivial. Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança.Destaque também para a grande acessibilidade, graças, principalmente, aos generosos ângulos de abertura das portas.

Nas três versões, a versatilidade predomina com o rebatimento do banco traseiro em 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar sempre a melhor configuração do espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O interior do C3 Picasso é aconchegante e expressa qualidade percebida. Da escolha dos materiais, passando pelo equilíbrio das cores, aos exigentes processos de qualidade, tudo foi feito para oferecer um ambiente requintado e harmônico. O painel, com formas arredondadas e orgânicas, exprime modernidade e fluidez. Seguindo as últimas tendências mundiais, apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4. O volante, ergonomicamente evoluído e com ótima pega, apresenta um estilo moderno e elegante, oferecendo regulagens de altura e profundidade.

Dentro do Citroën C3 Picasso, os passageiros desfrutam de itens como para-sóis com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto como mesas tipo “avião” para os bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros.

A Citroën oferece ao comprador do C3 Picasso duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial. A caixa de câmbio manual com cinco velocidades à frente (MA5R) oferece escalonamento totalmente adaptado à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida para privilegiar acelerações e retomadas de velocidade. Já a caixa automática sequencial AT8 adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do modelo. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

Devido à sua proposta urbana, o conjunto de direção foi desenvolvido para oferecer mínimo esforço em manobras de estacionamento, mantendo, porém, grande precisão em condução urbana e rodoviária. Na frente, a suspensão é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico superior, aliando grande segurança ativa e conforto de rodagem.

A acústica do Citroën C3 Picasso também ficou no centro das atenções das equipes de Projeto. E isso resultou em um excelente isolamento sonoro. Os ruídos vindos do motor foram atenuados por múltiplos elementos fonoabsorventes dentro do vão motor. O tratamento acústico foi essencialmente realizado na própria fonte. Tudo também foi feito para garantir a estanqueidade da carroceria: materiais preencheram os menores espaços vazios da estrutura, enquanto uma dupla junta foi implantada em torno das portas. 

O Citroën C3 Picasso é oferecido em três versões, todas repletas de conteúdos de série e possui 3 anos de garantia contratual.

GL – A versão de entrada conta com equipamentos de série como sistema de freios com ABS + EBD, air bag duplo (frontal), direção assistida, ar condicionado, pneus 195/60 R15, para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores externos com acionamento elétrico, chave Plip com comando de abertura das portas, aviso de não utilização do cinto de segurança do motorista, programação de travamento automático das portas com o veículo em movimento e porta-malas com travamento elétrico, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-luvas refrigerado e com iluminação, tomada 12V dianteira, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica;

GLX BVM (Manual) – Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve com pneus 195/55 R16, maçanetas externas das portas prata ou na cor do veículo, retrovisores exteriores na cor do veículo, vidro dianteiro para condutor com dispositivo "um toque" e antiesmagamento, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina dianteiros, regulagem de altura do banco do motorista; Rádio/CD Player com comando no volante, MP3 e entrada para iPod; mesas "tipo aviação" para os bancos traseiros, banco do motorista com regulagem manual de altura, bancos dianteiros com bolsa porta-revista, indicador de temperatura externa no rádio, travamento elétrico para vidros traseiros no painel, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica;

GLX BVA (Automático) – Além dos equipamentos presentes na versão GLX Manual, possui de série motor VTi 120 Flex Start, câmbio automático sequencial e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência. Como opcional oferece pintura metálica;

Exclusive BVM (Manual) e Exclusive BVA (Automático) - Além dos equipamentos presentes na versão GLX BVA, possui de série ar condicionado digital, revestimento dos bancos em couro/3D, Rádio Pioneer for Citroën com kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB + iPod, air bag duplo (frontal), piloto automático e limitador de velocidade, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, para-brisa com sensor de chuva, apoio de braço central dianteiro (2), alarme (com 2 plips de abertura das portas à distância), manopla do câmbio esportivo ZAMAC, retrovisores exteriores cromados, entre outros. Como opcionais a versão oferece pintura metálica, air bags de tórax laterais dianteiros e sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7”.
 

Confira abaixo os preços do C3 Picasso 2013:

C3 Picasso 1.5 GL R$ 45.600;
1.5 GLX R$ 48.500;
1.6 GLX automática R$ 53.500;
1.6 Exclusive manual R$ 55.500;
1.6 Exclusive automática R$ 58.900.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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