A Ford revelou hoje (05/09), as primeiras imagens do New Fiesta reestilizado que será uma das atrações da marca no Salão de Paris, que abre dia 29.
A montadora guardou alguns dos detalhes técnicos, e apenas confirmou que modelo passará a contar com o motor 1.0 EcoBoost e que será equipado com o sistema de conectividade por comandos de voz SYNC; com o Active City Stop, que monitora o trânsito em baixas velocidades e pré-carrega ou aciona totalmente os freios em caso de frenagens de emergência dos veículos ao redor; além do MyKey - que estreia no mercado europeu no New Fiesta. Esse último recurso permite que configurações como limite de velocidade e de volume do rádio sejam ajustadas de acordo com o condutor do veículo. Também impede, por exemplo, que o rádio seja ligado antes de o motorista afivelar o cinto de segurança.
A dianteira do hatch se inspirou na da versão esportiva ST. Ela traz uma ampla grade trapezoidal, faróis com luzes diurnas de led, além de um novo capô. As mudanças internas concentram-se, principalmente, em melhorias na ergonomia, segundo a Ford. Só que alguns detalhes também devem ser alterados, como a iluminação do painel e o computador de bordo, que passará a exibir o com consumo em km/l. Apesar da foto um pouco cheia de informações, também é possível ver uma mudança no desenho do console central.
As mudanças do New Fiesta na Europa são, de certo modo, uma resposta à chegada dos novos Peugeot 208 e Renault Clio. Por aqui, o modelo também precisa se renovar, especialmente na versão hatch. O segmento se agitou com a chegada do Chevrolet Sonic e dos novos Citroën C3 e Fiat Punto - o 208 vem no próximo ano.
Diante da movimentação do mercado, o "new" New Fiesta é esperado para janeiro de 2013 - o sedã deve ficar para meados do ano novo. O modelo terá produção nacional na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A expectativa é de que ele passe a contar com uma evolução do motor 1.6 Sigma, que virá com comando de válvulas variável e abandonará o tanquinho de partida a frio. Também é esperada a adoção do propulsor 1.25 Sigma. Os preços devem se manter na faixa dos R$ 40 mil aos R$ 50 mil.