A terceira geração do Mondeo acaba que chegar às lojas brasileiras com atraso de mais de um ano. Seguro, bem equipado e com desenho que segue o estilo de linhas arrojadas adotado no médio Focus, o novo sedã da Ford começa a luta para recuperar o tempo perdido.
O novo Mondeo mostrou que seu ponto forte é a segurança, não apenas pela inclusão de vários dispositivos de proteção, mas também pelo bom comportamento dinâmico.
Em relação ao modelo anterior, as linhas curvas que combinam com a grade ovalada deram lugar ao estilo composto por detalhes triangulares e trapezoidais, como faróis, espelhos retrovisores e lanternas. Outra mudança são as rodas de aro 16 com pneus 205/55R, que substituíram as de aro 15.
As lista de novidades continua com os frisos de proteção dos pára-choques, que devem agradar aos que reclamavam da facilidade com que os pára-choques do Mondeo antigo eram riscados. Um detalhe curioso é o símbolo da marca na grade dianteira, que esconde a fechadura para abrir o capô - aberto apenas por fora.
O mesmo estilo arrojado da carroceria é refletido no interior. Antes mesmo de entrar, nota-se o acabamento caprichado. As soleiras das portas dianteiras vêm com frisos cromados. Já a bordo, o festival de detalhes de acabamento começa com o volante de couro com quatro raios metálicos, que pode ter altura e profundidade ajustadas.
Entre os itens de segurança, estão os air bags frontais que inflam de acordo com a força do impacto de colisão e com a altura dos ocupantes. Além disso, há bolsas de proteção lateral, espelho retrovisor eletrocrômico (antiofuscante) e cinco cintos de três pontos com pré-tensionador.
Os destaques do novo Mondeo em movimento ficam por conta da estabilidade e da capacidade de absorver as irregularidades do piso. Firme nas curvas e seguro nas manobras, o sedã da Ford vem com suspensão Quatralink e reforços estruturais como a barra que aumenta a rigidez torcional da carroceria e interliga as torres de suspensão dianteira (strees bar).
Por enquanto, o novo Mondeo é importado da Bélgica apenas na versão Ghia, equipada com câmbio automático de quatro marchas. Em breve, a versão com câmbio manual também estará disponível. Com preço sugerido de US$ 31.226,00 (que equivale a R$ 72,5 mil) o novo sedã da Ford tem entre os principais rivais o Citroën C5 2.0, que vale entre R$ 58.850,00 e R$ 63.990,00. O outro é o VW Passat 1.8 turbo, cotado entre US$ 37.501,00 e US$ 39.350,00.