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22/10/2012
Estreia mundial do compacto VW Taigun no Brasil
A Volkswagen apresenta em São Paulo o conceito de um futuro SUV da classe A00.
 
   
 

A Volkswagen promove no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2012 (entre os dias 22 de Outubro e 4 de Novembro) a estreia mundial do conceito de um novo SUV compacto: o Taigun! Este utilitário apresentado em São Paulo é uma homenagem ao mercado brasileiro – se chegar à produção em série, o novo Volkswagen poderá ser comercializado internacionalmente, e não apenas na América do Sul. Do ponto de vista técnico, o Taigun se caracteriza pela sua proximidade com a moderna New Small Family da Volkswagen, que ele complementa como modelo topo de linha.

O visual exterior do conceito segue o DNA global de design marcante e limpo da Volkswagen, definido pelos chefes de design Walter de Silva (grupo) e Klaus Bischoff (marca). O novo Sport Utility Vehicle apresenta assim uma aparência sofisticada e de elevada qualidade. O Taigun tem comprimento de 3.859 mm, largura de 1.728 mm e altura de 1.570 mm. Entre os para-choques dianteiro e traseiro, apresenta uma distância entre-eixos de 2.470 mm, relativamente longa em relação ao comprimento exterior. O resultado são balanços curtos e proporções dinâmicas. O interior espaçoso do conceito revela a interpretação da Volkswagen do que deve ser um SUV compacto, requintado e versátil, a preços acessíveis.

Novo motor turbo de alta tecnologia com 110 cv
O Taigun de quatro lugares é equipado com um novo motor 1,0 litro TSI (turbo com injeção direta de gasolina) de 81 kW / 110 cv de potência (a 5.000 rpm). Isso com um consumo médio combinado de apenas 4,7 litros/100 km (110 g/km CO2). O motor turbo com sistema de injeção direta do Taigun também é uma estreia mundial. O novo motor amplia a gama de propulsores a gasolina de três cilindros com base na família EA211, oferecendo sistema de injeção direta e turbo, abrindo um novo capítulo na estratégia de downsizing da Volkswagen. O novo motor é muito eficiente e disponibiliza um elevado torque logo a partir das baixas rotações (175 Nm a 1.500 rpm). O TSI de três cilindros constitui assim a motorização ideal para o Taigun. Com o novo motor, o protótipo (peso: 985 kg) acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos. Nas rodovias alemãs, onde basicamente não existe limite de velocidade, o Taigun alcançaria uma velocidade máxima de 186 km/h. O motor está acopl ado a uma transmissão manual de 6 marchas.

ESC é um controle de estabilidade eficiente
O Taigun, equipado com rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus nas medidas 205/55 R17, mostra as suas capacidades até em terrenos mais irregulares, graças ao elevado torque do motor e à grande altura em relação ao solo. Todavia, este Volkswagen foi concebido claramente para um ambiente urbano. Seja onde for, o SUV conta com potentes freios a disco. Outra vantagem no campo da segurança ativa é o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que reduz significativamente o risco de derrapagem.

Design limpo, poderoso e confiante
O design do protótipo pintado na cor "Seaside Blue" condiz com o conceito de tecnologia de alta qualidade. O visual exterior do Taigun, compacto e ao mesmo tempo dinâmico, é exclusivo, confiante, muito lógico e limpo. Observado de perfil, saltam à vista os para-lamas salientes, cuja forma atlética se integra de forma harmoniosa às laterais e que se estendem até as portas. As seções dianteira e traseira do carro-conceito estão ligadas visualmente pela vincada linha abaixo dos vidros laterais, que se funde com a coluna C. A forma exclusiva da coluna C é típica de um Volkswagen. Aí, os designers integraram os puxadores das portas traseiras, totalmente nivelados com a carroceria, de forma aerodinamicamente ideal. Toda a silhueta emana robustez e segurança.

Na parte inferior da carroceria, repara-se logo na moldura inferior robusta, que inclui as saias laterais, as caixas de rodas e as partes inferiores dos para-choques. Agradáveis à vista e convenientes para um melhor aproveitamento do espaço são os balanços curtos: 708 mm na frente e 681 mm atrás. Por último, mas não menos importante: o visual da silhueta é complementado pelas práticas barras de teto com luzes de LED integradas.

Na seção dianteira, os designers do Taigun criaram propositalmente semelhanças com os utilitários esportivos Tiguan e Touareg da Volkswagen. Da mesma forma, o carro-conceito apresenta linhas dominadas por um design com elementos horizontais. O para-choque integra uma proteção inferior em metal. Como de qualquer outro ângulo, o protótipo - com as suas proporções equilibradas – mostra-se robusto e confiante também na dianteira, sublinhando a enorme largura da bitola de 1.473 mm (igual na frente e atrás) em relação à largura total do veículo (1.728 mm sem retrovisores).

A traseira do Taigun também se aproxima, do ponto de vista estilístico, dos "irmãos" maiores Tiguan e Touareg. As lanternas traseiras são ligadas visualmente por uma aresta por baixo do emblema da Volkswagen; abaixo dessa linha fica a placa do veículo. De forma geral, as linhas horizontais também marcam o design da traseira. Assim como na dianteira, o carro-conceito possui proteção inferior atrás. A tampa traseira do bagageiro é bipartida, de forma visualmente escondida. A parte superior (2/3), até a linha inferior das lanternas, abre para cima. A parte inferior, que vai até a proteção inferior (1/3), abre para baixo. É possível abrir também a parte de cima, com o vidro traseiro separado da tampa.

Interior com aproveitamento ideal do espaço
Assim como na parte externa, os designers desenvolveram no interior um visual que, com a sua clareza, reflete o espírito do tempo do nosso mundo urbano. Quem está habituado a utilizar os smartphones ou tablets atuais também irá gostar do design interno, do contato com as superfícies e da disposição dos elementos no Taigun.

O SUV é um bom exemplo de aproveitamento ideal do espaço, com porta-malas de 280 litros. Rebatendo o banco traseiro, a capacidade aumenta para 987 litros. A elevada posição do assento é típica dos SUV e reflete os desejos de muitos clientes de conduzir um veículo que permite um maior conforto ao entrar e sair, assim como uma melhor visibilidade em torno do veículo. Na frente, a distância para a cabeça é de 1.036 mm e na parte traseira é de 980 mm. Além disso, o generoso espaço na região das pernas proporciona um elevado conforto nos bancos traseiros. O assento do motorista pode ser ajustado de forma ideal a qualquer estatura; a coluna de direção, por exemplo, permite um ajuste de altura para um ângulo de 25 graus.

Os designers do habitáculo reduziram sistematicamente o número de funções ao mais essencial. Todos os elementos do interior oferecem, consequentemente, uma utilização totalmente intuitiva. O design clean, os inúmeros porta-objetos e a excelente habitabilidade criam uma sensação muito positiva de espaço. Além disso, as joviais combinações de cores e materiais sublinham o caráter offroad do Taigun. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento do protótipo concebeu também soluções individuais para o SUV. Estas soluções incluem mostradores nas saídas de ar do painel, que, pela primeira vez, podem ser utilizados para regular a temperatura e a ventilação, lendo as suas configurações.

O Taigun ainda está equipado com um sistema de infotainment no console central, que oferece interfaces para os smartphones mais utilizados atualmente. À direita do sistema de rádio-navegação encontra-se o controle combinado de liga/desliga/volume. Abaixo do sistema de infotainment, encontra-se o botão de pisca-alerta, disposto em posição central e de alumínio, bem como as teclas para controlar o aquecimento do vidro traseiro, o descongelamento, o ar-condicionado e a iluminação exterior. Acima do sistema de rádio-navegação, no console central, encontram-se três instrumentos auxiliares (pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão do turbo). Estes elementos combinam com o volante esportivo de couro de três raios, com a base achatada, e que se encaixa perfeitamente nas mãos.

Uma qualidade que se aplica aos conceitos que a Volkswagen apresenta nos salões internacionais é que todos eles podem se tornar veículos de produção. É bem provável que o Taigun venha um dia a aparecer nas concessionárias da Volkswagen - um fator decisivo será a aceitação do público em geral.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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