A Volkswagen está apresentando no Salão do Automóvel de São Paulo 2012 um dos automóveis mais eficientes do mundo: o Jetta Hybrid. O carro é movido por um motor a gasolina de alta tecnologia (TSI com 110 kW / 150 cv) e um motor elétrico sem emissões (20 kW). Esta associação oferece um desempenho marcante (0-100 km/h em menos de 9 segundos), ao mesmo tempo em que permite ao Jetta Hybrid atingir um índice de consumo igualmente impressionante, de 19 quilômetros por litro em circuito combinado cidade/estrada. Isto significa que o sedã esportivo consome cerca de 20% menos combustível que um carro com potência equivalente com propulsão tradicional.
No trânsito urbano, a vantagem na economia sobe para 30%! Além disso, o novo Jetta Hybrid pode ser utilizado no modo elétrico puro, consequentemente sem emissões, em velocidades de até 70 km/h, por distâncias de até dois quilômetros (dependendo do terreno e condições de operação). O Jetta Hybrid será lançado em novembro de 2012, começando pela América do Norte.
Após o Touareg Hybrid, o Jetta Hybrid é o segundo modelo criado pela fabricante de automóveis de maior sucesso da Europa a contar sob o capô com um módulo de propulsão constituído por um motor a gasolina e um motor elétrico, combinados para atingir os menores índices de consumo possíveis e excelente desempenho em todas as áreas. Um ponto alto é o conforto: o refinado motor TSI, um sistema de escapamento reprojetado, o uso de para-brisa acústico, vidros mais espessos nas janelas dianteiras e várias outras medidas resultaram no carro mais silencioso que a Volkswagen já ofereceu nesta categoria. O sedã, que é tão esportivo como econômico, chegará ao mercado em novembro de 2012, inicialmente nos Estados Unidos e Canadá.
Pela primeira vez na América a Volkswagen está usando um motor a gasolina 1,4 litro turbo no Jetta Hybrid. Os motores TSI da Volkswagen já receberam vários prêmios, inclusive um dos mais prestigiosos nesta área, o "Engine of the Year Award" 2011.
O TSI é parte do módulo híbrido juntamente com o motor elétrico e uma embreagem de desacoplamento, que fica posicionada entre os dois propulsores e desacopla totalmente o motor a gasolina do sistema ao ser usado o modo puramente elétrico ou no modo "velejar", quando o carro se movimenta apenas pela inércia (desacelerações e frenagens).
Uma bateria de íons de lítio fornece energia para movimentar o motor elétrico. O compacto sistema de baterias está integrado ao carro atrás do banco traseiro. Desta forma não há comprometimento algum do espaço interno. Em termos de construção, a bateria consiste de 60 células individuais, cada uma delas com 5 Ah de capacidade energética. Juntas, elas produzem uma voltagem nominal de 220 V e têm capacidade de 1,1 kWh. Peso: 35.8 kg. As frequentes mudanças entre os ciclos de descarga e carga durante a operação híbrida requerem um sistema de refrigeração de alta performance para a bateria. Para isso, é usado um ventilador montado no próprio sistema de armazenamento de energia.
A transmissão de força para o eixo motor dianteiro acontece por meio de um câmbio com sete marchas e dupla embreagem (DSG), que funciona automática e eficientemente. A combinação de propulsão híbrida com transmissão DSG é única e resulta em prazer ao dirigir com sustentabilidade. A comprovada caixa de câmbio com sete marchas e dupla embreagem, muito popular na Europa, nesta fase de expansão cria novo padrão de referência em sua categoria de até 250 Nm de torque, por sua construção compacta e apenas 74 kg de peso.
Quando a bateria do Jetta Hybrid está suficientemente carregada, o carro pode, como mencionado, percorrer uma distância de até dois quilômetros em modo elétrico puro, consequentemente com emissão zero. O Jetta Hybrid passa ao modo elétrico tanto automaticamente (a até 60 km/h) como ao comando de um botão (até 70 km/h). Para que isto ocorra, o motorista aperta o botão E-mode, à direita da alavanca de câmbio.
Nos dois casos, o TSI é desconectado do trem de força por uma embreagem de desacoplamento, que reduz o consumo de energia e aumenta o alcance com propulsão elétrica. Cerca de um terço da economia de combustível potencial do novo Jetta Hybrid é obtido pela propulsão elétrica.
Durante a frenagem, o Jetta Hybrid passa a operar no modo de regeneração da bateria, que "captura" energia cinética, utilizando-a para alimentar a bateria com energia elétrica. Assim que o motorista tira o pé do acelerador para frear, a embreagem de desacoplamento se abre para liberar o motor a gasolina e reduzir as perdas por arrasto que normalmente ocorrem nessa situação. Se o motorista então ativar o pedal do freio, o poder de geração do motor elétrico aumenta - de acordo com o deslocamento do pedal - e a energia elétrica produzida dessa forma é armazenada na bateria. A energia armazenada pode ser utilizada, então, tanto para propulsão elétrica como para auxiliar o motor a gasolina. Os resultados da regeneração da bateria não podem ser subestimados: eles representam um terço do potencial de economia de combustível do Jetta Hybrid!
No motor a gasolina é imobilizado assim que o carro para nos semáforos ou no para-e-anda do trânsito, desde que o motorista pise no pedal do freio e a bateria esteja suficientemente carregada. Mesmo assim, os sistemas de aquecimento, ar condicionado, áudio e outros sistemas elétricos continuam em operação. Um ponto interessante nessa situação é que, diferentemente dos sistemas convencionais, no Jetta híbrido não apenas o motor a gasolina é desligado. A embreagem de desacoplamento também desconecta o motor do sistema de propulsão para permitir tração puramente elétrica quando o carro arrancar novamente - desde que a bateria esteja suficientemente carregada. Outro terço do potencial de economia de combustível do Jetta Hybrid acontece pela frequente desativação do motor a gasolina.
Em velocidades altas ou quando a capacidade da bateria estiver baixa, o Jetta Hybrid é movimentado apenas pelo motor TSI. Nessas fases, a calibragem do motor também é alterada para otimizar a eficiência e ele produz mais força do que o necessário apenas para movimentar o carro. Esta força adicional é usada de forma bem específica: dependendo do nível de carga momentâneo da bateria, a força adicional pode ser usada para carregá-la através do motor elétrico que, nesse caso, atua como um gerador. Essas fases, chamadas de carregamento ativo, são intercaladas com as fases de propulsão elétrica para alcançar o máximo possível de economia de combustível.
Todas as informações operacionais importantes são mostradas pelos instrumentos do Jetta Hybrid. O motorista pode acessar as informações através de menus. No menu "Híbrido", o modo de propulsão momentâneo é apresentado num diagrama de fluxo de energia e a direção do fluxo é visualizada em forma de setas. O nível de carga da bateria é mostrado na mesma tela. Logo abaixo do diagrama de fluxo de energia fica o mostrador ePower. Ele indica a potência relativa do motor elétrico. O mostrador ePower só é ativado nos modos de operação "propulsão elétrica" (electric driving), "E-mode" e "Boost".
O equipamento de série do Jetta Hybrid inclui controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios antibloqueio (ABS) e seis airbags (motorista e passageiro da frente, airbags laterais na frente e airbags de cortina na frente e atrás). O pacote pode ser ampliado, opcionalmente, com airbags laterais nas portas traseiras.