A primeira versão do Volkswagen CC estreou mundialmente há quatro anos. O exclusivo cupê com quatro portas tornou-se conhecido imediatamente. O estilo criado pela Volkswagen também causou excelente impressão: só em 2009 - seu primeiro ano completo no mercado - o Passat CC ganhou o 'iF Product Design Award' (Fórum Industrial de Hannover), o 'red dot Design Award' (Centro de Design de Nordrhein Westphalia, Essen) e o 'Design Award' australiano (Australian International Design Awards, Sydney). O CC, que chega ao mercado brasileiro em novembro disponível na versão com motorização V6 de 300 cv, tem preço de R$ 208.024.
A Volkswagen está lançando o CC para o futuro com a dianteira e traseira completamente redesenhadas, adaptando o modelo ao DNA de design da Volkswagen. Como resultado, o carro ganhou uma aparência geral ainda mais sofisticada e dinâmica. As oito cores disponíveis para o novo Volkswagen CC são: “Branco Cristal’ e ‘Cinza Urano’ (sólidas), ‘Marron Oak’, ‘Cinza Iron’, ‘Marrom Light’, ‘Azul Night’ e ‘Prata Sargas’ (metálicas) e ‘Preto Mystic’ (perolizada).
Sobressaem na parte da frente do carro o design da nova grade cromada do radiador com três barbatanas transversais, os faróis bi-xenônio de série redesenhados com luzes de curva estáticas e o capô, também redesenhado. O Volkswagen CC traz luzes de curva dinâmicas, onde 15 LEDs montados em cada um dos alojamentos dos faróis funcionam como luzes de circulação diurnas.
Comparada à do modelo anterior, toda a área que compreende o novo para-choque dianteiro, faróis e grade do radiador exibem linhas mais limpas, totalmente de acordo com o DNA de design da Volkswagen.
Apesar das portas sem molduras do CC não terem sido modificadas, o perfil do carro tem nova aparência. Muitos pontos foram trabalhados: na dianteira, o desenho mais reforçado do capô – em contraponto ao novo design do para-choque – torna mais afiado o perfil lateral do carro. Enquanto isso, as soleiras laterais esculpidas de forma mais nítida se destacam entre as rodas. Elas criam uma ligação visual entre os para-choques dianteiro e traseiro e afinam o contorno inferior da silhueta do carro. Na traseira, o para-choque agora tem mais volume e claridade de estilo. Isso cria uma dinâmica muito especial com o estilo das colunas C e a longa e esticada janela traseira.
O Volkswagen CC tem 4.801 mm de comprimento e 2.712 mm de distância entre eixos e 1.855 mm de largura (fora os espelhos). A altura do cupê de quatro portas é baixa como a de um carro esportivo: 1.426 mm.
O interior do Volkswagen CC também foi redesenhado. Na frente, o carro sempre vem com assentos esportivos ergonômicos projetados para longas viagens. A distância entre o chamado ponto “H” (vértice das superfícies do assento e encosto) dos bancos dianteiros e o dos bancos traseiros é de 850 mm. O resultado é amplo espaço para as pernas dos passageiros de trás. Também há muito espaço para os cotovelos: o CC tem 1.461 mm de largura na parte da frente da cabine e 1.496 mm atrás. A altura interna é consideravelmente maior do que a aparência externa possa sugerir: na frente é de 946 mm e, na traseira, 922 mm.
O interior também tem uma personalidade dinâmica e ao mesmo tempo elegante. O painel já havia sido modificado no ano passado: onde a primeira geração do CC integrava dois porta-objetos sobre o console central, agora há um relógio analógico no mesmo estilo do Phaeton. O painel de controle do sistema Climatronic também é novo.
O equipamento de série do Volkswagen sempre incluiu itens como ponteiras de escapamento duplas, roda de liga-leve com 18 polegadas com pneus autosselantes, vários suportes para copos, assentos esportivos, aros cromados nos interruptores e saídas de ar, ar-condicionado, função 'Auto-hold', assistente de saída em subidas, controle automático das luzes com funções 'Leaving home' e 'Coming home', abertura automática do porta-malas do interior do veículo e, é claro, controle eletrônico de estabilidade ESC e seis airbags. Esta gama de equipamento foi aumentada no novo modelo.
Mais conforto, maior segurança, mais prazer. Entre os itens externos de série incluem faróis bi-xenônio com luz diurna em LEDs, luzes de curva estáticas, sistema de lavagem dos faróis, lanternas traseiras em LEDs, iluminação da placa com LEDs e soleiras laterais mais salientes.
Entre os opcionais do CC no mercado nacional está o 360 graus Optical Parking System (OPS), como componente do Park Assist 2.0, assentos climatizados (dianteiros) com função de massagem e o novo painel de controle para o sistema automático de climatização (Climatronic).
Sistemas transferidos do modelo anterior para o novo incluem ACC (controle de velocidade adaptativo e distância com sistema de monitoramento Front Assist e City Emergency Braking [frenagem de emergência no trânsito urbano]). Outras opções disponíveis no novo Volkswagen CC incluem um teto panorâmico transparente, sistema de radio e navegação, sistema de som 'Dynaudio Confidence' com 600 Watts), unidades de telefone viva-voz, interface multimídia (MEDIA - IN), iluminação interna integrada ao parassol, luz ambiente nos painéis das portas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assim como rodas de liga-leve de 18 polegadas ‘Interlagos’.
O CC V6 também traz de série o controle automático de climatização (Climatronic), com os benefícios do sensor de umidade. Localizado no interior do carro, próximo ao espelho retrovisor, este sensor mede a umidade do ar e regula o sistema Climatronic para evitar o embaçamento dos vidros, mantendo a umidade relativa do ar dentro do automóvel num nível agradável. Além disso, o consumo e as emissões são reduzidos, já que o sensor permite que o compressor do ar-condicionado funcione apenas quando necessário.
O motor mais potente oferecido para o Volkswagen CC é um 3,6 litros V6 com 220 kW / 300 cv (a 6.600 rpm). Ele tem torque máximo de 350 Nm (a 2.400rpm) e leva o cupê de quatro portas até 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é controlada eletronicamente a 250 km/h. O Volkswagen CC V6 4MOTION é oferecido com tração integral permanente. Topo de linha, o modelo tem câmbio DSG (com dupla embreagem) com seis marchas.
O Volkswagen CC V6 é entregue com tração integral permanente 4MOTION de série. Normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto economiza combustível. O eixo traseiro só entra em ação, passo a passo, quando necessário, dependendo da situação enfrentada. O acionamento é feito por uma embreagem eletrohidráulica intermediária. A vantagem do controle ser eletrônico é que não há necessidade de haver diferença de velocidade entre os eixos para ativar a embreagem, já que a pressão é aplicada por uma bomba elétrica.
A suspensão dianteira do Volkswagen CC baseia-se no sistema MacPherson, com braços inferiores em A e amortecedores estruturais. Esta configuração é extremamente leve, oferecendo assim numerosas vantagens. Além disso, o eixo é construído para ser muito leve. Somente no chassi extrarrígido e otimizado para colisões, foram reduzidos 3,5 kg de peso, em comparação com um design convencional, em chapa de aço. Também são muito leves os braços transversais de alumínio forjado usadas com o motor V6. Neste caso, a vantagem em relação às chapas de aço é de 1,5 kg.
A suspensão traseira com quatro braços do Volkswagen CC também é muito leve e proporciona o máximo de conforto de rodagem e estabilidade. A disposição especial dos braços permite uma regulagem separada das dinâmicas longitudinal e transversal. Esta separação funcional garante por um lado ótimo desempenho dinâmico e segurança do veículo, oferecendo ao mesmo tempo alto conforto de rodagem.