NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
04/12/2012
Citroën inicia a vendas do DS5 no Brasil
Com visual futurista, crossover chega ao Brasil a partir de R$ 124.900,00.
 
   
 

A Citroën inicia nesta primeira semana de dezembro as vendas do DS5 no Brasil, modelo top de sua Linha Distintiva DS e que fez grande sucesso na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil, explica que o DS5 vem para complementar a gama distintiva da Citroën no mercado brasileiro, ao lado dos esportivos DS3 e DS4, este último com previsão de lançamento para março de 2013.

O DS5 que é equipado com motor THP 165, caixa automática sequencial de seis marchas e conjunto mecânico superior, oferece garantia de 3 anos e Plano de Revisões com Preços Fixos, tem versão única e preço a partir de R$ 124.900,00.

Uma criação única

O Citroën DS5 se beneficiou de uma fonte de inspiração mágica e ousada: o concept-car C-SportLounge, referência de personalidade esportiva e eficiência aerodinâmica (Cx de 0,26).

O Citroën DS5 surpreende por seu estilo, mas também por suas proporções e silhueta única. Uma silhueta fora do comum, com ares de “Shooting-break” e animada com um inegável espírito Grand Turismo.

Criação única e audaciosa, o Citroën DS5 apresenta-se como uma verdadeira escultura aerodinâmica, desenhada com fluidez e tensão, promessa de sensações dinâmicas logo ao primeiro olhar.

Sua frente apresenta logo de cara sua personalidade - e confirma que ele pertence à linha DS -, com uma entrada de ar generosa, ampla grade frontal cromada integrando os chevrons, o símbolo da linha DS estrategicamente posicionado acima da grade frontal e um olhar afiado, destacado por uma assinatura luminosa em LED.

Seus flancos esculpidos captam o olhar e misturam a sombra e a luz. Luz refletida por uma espada cromada e afinada, que vai da ponta do farol até os vidros dianteiros… Sombra encontrada no desenho em relevo do para-lama traseiro, uma das características próprias aos modelos da linha DS.

A traseira em formato de pirâmide reforça ainda mais o estilo dinâmico do Citroën DS5. Apoiado em uma bitola larga, sublinhada por dois canos de escapamento integrados ao para-choque traseiro, e valorizada por uma assinatura traseira feita de 6 guias de luz.

Terrivelmente envolvente com seu olhar afiado... Incrivelmente sedutor com seus detalhes refinados... Definitivamente surpreendente com sua silhueta ousada... O Citroën DS5 atrai, naturalmente.

O espaço interno e o luxo à francesa

Uma vez a bordo, o Citroën DS5 afirma novamente sua diferença com um espaço interno inteiramente específico, em perfeita coerência com estilo externo.

O posto de direção foi concebido verdadeiramente em torno do motorista. Ele associa a postura de um cupê no universo do Grand Turismo: volante em posição ligeiramente vertical, dotado de uma larga parte plana, um assoalho levantado, ou ainda, um amplo console central com alavanca de câmbio no prolongamento direto do antebraço.

O Citroën DS5 se beneficia do melhor do know-how da marca em termos de qualidade e de requinte. Um cuidado particular foi dado a cada detalhe, principalmente na escolha e manipulação de matérias-primas nobres. Desta forma, materiais autênticos, tais como o couro natural Club e o metal, dão forma a realizações verdadeiramente exclusivas, como a confecção do assento Bracelet de montre, verdadeira assinatura da linha DS (e única no mercado). O couro utilizado no modelo é de altíssima qualidade, sendo referência de maciez e resistência, e encontrado somente em versões premium de segmentos superiores.

Ultrapassar limites

Os motoristas desejam cada vez mais combinar o prazer automobilístico com o cotidiano, sem renúncias... Juntar o prazer de dirigir e o bem-estar, a estética e a funcionalidade, o desempenho e a economia: isso é realmente a arte de conciliar tudo!

Graças à inteligência de sua concepção, o Citroën DS5 abre novos horizontes. Sua arquitetura é inédita:
- uma silhueta musculosa e compacta (comprimento 4.530 mm, largura 1.582 mm e altura 1.513 mm) e uma arquitetura de posto de direção de um Gran Turismo;
- bitolas dianteira e traseira mais largas;
- um porta-malas generoso (capacidade de até 468 litros VDA), lembrando o dos SportWagon;
- cinco verdadeiros lugares para os ocupantes, com um entre-eixos longo (2.727 mm) e quatro portas, que permitem a acessibilidade e modularidade de um sedã.
A posição dos assentos, mais alta em relação ao solo, dá uma visão diferente da estrada. Os olhos dos passageiros são 40 mm mais altos do que em um sedã médio do segmento. Os resultados obtidos oferecem uma fusão interessante: um posto de direção de cupê - reforçado por um volante mais vertical -, uma posição de dirigir sensivelmente mais alta e um grande espaço interno, principalmente se comparado ao volume externo. A habitabilidade nos assentos traseiros, bem como o volume do porta-malas, também se destacam, da mesma ordem de grandeza dos melhores sedãs do segmento M2. Esta compacidade é benéfica durante utilizações em meio urbano, mas também para o dinamismo de rodagem do DS5.
Definitivamente, o CITROËN DS5 é um carro único.

Tecnologia a serviço do bem-estar

O Citroën DS5 utiliza o melhor da tecnologia a serviço do bem-estar de todos os passageiros: prazer, facilidade de direção e também, evidentemente, segurança e serenidade. Para garantir um comportamento estável e eficaz na estrada, ele é assim equipado de uma inovação Citroën: o controle de tração inteligente, acoplado ao ESP e ao ABS + REF + AFU. O modelo, que recebeu nota máxima no EuroNcap, com 5 estrelas, também conta com 6 air bags de série (frontal, lateral e cortina).

Interior iluminado

O Citroën DS5 propõe também um interior arejado e iluminado. A iluminação interna - à base de LEDs - ilumina progressivamente o espaço interno. Um simples aperto no botão Start dá a partida ao motor, ao mesmo tempo em que o espaço interno começa a ganhar vida: a lâmina transparente do mostrador sobre o painel de instrumentos, bem à frente do volante, se ergue e projeta em cores, no campo de visão do motorista, as informações essenciais à direção (velocidade, informações do regulador/limitador de velocidade ou ainda indicações de navegação). Os campos numéricos e o ponteiro do painel de instrumentos se animam. A iluminação do ambiente mergulha o posto de direção em um universo feito de pontos vermelhos e brancos… E a jornada começa.

Excelente tratamento acústico

O DS5 se beneficiou de um tratamento destinado a filtrar os ruídos oriundos do lado de fora, assim como vibrações e ressonâncias dinâmicas. Para chegar a este resultado, as principais modificações/evoluções foram:
A carroceria, cujos pontos de solda foram otimizados, com espessamento das chapas em algumas áreas importantes e reforços acrescentados nos pontos sensíveis às vibrações. Insertos acústicos foram integrados em locais diversos e a utilização de vidros laterais em policarbonato também favorecem significativamente à acústica;
A utilização de um para-brisa laminado acústico e vidros laterais dianteiros laminados;
Juntas de estanqueidade de portas e vidros tiveram seus perfis redefinidos, com recortes otimizados e espessuras maiores. Materiais foram introduzidos para melhorar as estanqueidades e limitar as fontes aerodinâmicas;
Compartimento do motor com acréscimo de materiais fono-absorventes;
Ambiente interno com materiais absorventes e insonorizadores dispostos nas fontes sonoras;
Tratamento de ruídos externos e do funcionamento dos diversos equipamentos para torná-los silenciosos ou agradáveis ao ouvido.

Conjunto mecânico superior

A motorização THP 165 proporciona uma síntese notável de bom desempenho, consumo coerente e baixas emissões, para um estilo orientado para o conforto com sua caixa de câmbio automática sequencial.

Este motor, referência de tecnologia e qualidade, é fruto de uma colaboração com o BMW Group®. Graças à injeção direta de gasolina e ao uso de turbo compressor com intercooler, o motor THP 165 oferece ao mesmo tempo desempenho de alto nível e baixos consumos. Esta versão fornece potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm. O torque máximo é de 240 Nm e já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, principalmente pelo fato que 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.
Este motor é acoplado à nova caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas, que apresenta grande precisão e suavidade nas trocas.

Conjunto mecânico que privilegia o prazer ao dirigir

O DS5 é dotado de uma suspensão pseudo McPherson na frente e uma travessa deformável atrás, com um acerto que permite grande equilíbrio entre comportamento dinâmico e conforto. A implantação dos amortecedores traseiros dispõe de uma inclinação específica que não prejudica o volume do porta-malas. A largura mínima entre as caixas de roda (1.202 mm) permite o transporte de objetos grandes, sem problemas. Além disso, calços hidroelásticos permitem obter uma rigidez diferenciada no sentido longitudinal (firme para o comportamento rodoviário) e vertical (mais flexíveis para uma melhor filtragem dos defeitos da estrada e uma suspensão mais suave).

A adoção de uma distância entre-eixos longa e bitolas dianteiras e traseiras aumentadas também contribui ativamente na característica dinâmica desejada do modelo.

Para uma segurança total, o DS5 dispõe, de série, de um conjunto de ajudas à direção completa: ESP com controle dinâmico de estabilidade e antipatinagem (ASR), ABS com ajuda à frenagem de emergência (AFU) e repartição eletrônica (REF), ajuda à partida em aclive/declive (Hill Assist).

O conjunto de direção do Citroën DS5, com assistência do tipo eletro-hidráulica, se beneficia de uma calibragem específica para retransmitir sensações fiéis ao motorista. Combinado ao acerto da suspensão dianteira, realiza excelente transferência de informações ao motorista. A relação de desmultiplicação definida permite obter um excelente meio termo entre a vivacidade necessária ao prazer de conduzir, com uma boa centragem em alta velocidade e uma grande facilidade de utilização no dia a dia. Para aproximar mais ainda as sensações obtidas em um cupê ao comportamento dinâmico, o ângulo de inclinação do volante foi alterado em 21°.

O dimensionamento do sistema de frenagem do Citroën DS5 foi realizado para atender às especificações do projeto, baseadas na potência e na resistência. O sistema é fácil de dosar e potente em quaisquer circunstâncias, inclusive após várias frenagens. O eixo dianteiro é dotado de discos ventilados de 302 mm, enquanto o eixo traseiro beneficia de discos de 268 mm.

O Citroën DS5 traz de série rodas Canaveral diamantadas na cor preta, na medida 235/45 R18 (Continental Sport Contact 3), sendo opcional a Houston na medida 225/50 R17.

As tecnologias

O Head-up display colorido em lâmina transparente retrátil
O head-up display permite ver, diretamente no campo de visão do motorista, as informações importantes à direção do veículo. O posicionamento desse mostrador evita que o motorista tenha que tirar o olhar da estrada, permitindo diminuir seu tempo de reação em caso de emergência.

As informações são projetadas sobre uma lâmina transparente implantada acima do painel de instrumentos e que tem acionamento automático, sempre associado à ignição/desligamento do veículo. Esta exibição é gerida por 3 toggles switches implantados no console de teto. Um é destinado à ativação do sistema (a escolha feita é memorizada para obter eventualmente uma abertura automática da lâmina quando em situação de partida. Os 2 outros toggles switches são dedicados às regulagens da luminosidade e ao posicionamento em altura da informação sobre a lâmina.

As informações fornecidas nesta última são as seguintes:
velocidade;
parâmetros do regulador ou do limitador de velocidade;
parâmetros do sistema de navegação.

• Câmera de ré com tela colorida 16/9
Implantada discretamente acima da placa traseira do carro, a câmara de ré envia uma imagem, em cores, sobre a tela do sistema de navegação. Ela é automaticamente ativada quando se engata a marcha a ré. Indicadores visuais são acrescentados à imagem: vermelhos para indicar os limites do pára-choque traseiro e verdes para indicar a direção geral do DS5. Esta câmera completa os sensores de proximidade, que permanecem presentes. A informação transmitida por esses últimos é retranscrita numa silhueta reduzida, no canto superior direito da tela.

Joystick de navegação da central multimídia
O joystick de navegação, implantado sobre o console central, agrupa a maioria das funções ligadas à navegação, ao sistema de áudio, à configuração e à telefonia (Bluetooth). Situado atrás da alavanca de câmbio, ele complementa funções presentes também sobre o console central. Sua manipulação evita que o motorista tire os olhos da estrada, oferecendo algo a mais em matéria de segurança.

Faróis autodirecionais com dispositivo adicional de iluminação estática de cruzamento

O Citroën DS5 é equipado com faróis autodirecionais de xenônio de dupla função, que oferecem um incremento de iluminação benéfico ao mesmo tempo para a segurança e para o prazer ao dirigir. Dotados de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem fortemente a fadiga visual e permitem, graças à sua potência superior, uma melhor visão da estrada e de seus perigos. O feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis, mais importante do lado interno do veículo, pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: velocidade do veículo e ângulo de rotação do volante. Esta função é ativa tanto em luz baixa quanto em luz alta.

O sistema também conta com a iluminação estática de interseção (cruzamento), que oferece uma iluminação “em canto”, que se torna útil em vários casos. Ligada aos faróis de neblina, esta função permite difundir uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver “onde estamos indo” e torna-se muito útil em muitas situações, como um estacionamento não iluminado e com obstáculos.

Freio de estacionamento elétrico

O Citroën DS5 dispõe de freio de estacionamento elétrico. Com funcionamento totalmente automático, ele se solta na partida do veículo - assim que um leve torque é aplicado sobre as rodas motrizes -, e se ativa automaticamente quando ao desligamento do carro. O motorista também pode ativá-lo de forma manual, com ajuda da alavanca disposta no console central.

Ajuda à partida em declive (Hill Assist)

A ajuda à partida em aclives/declives facilita as manobras no dia a dia. Ela permite manter o Citroën DS5 imóvel por aproximadamente 2 segundos após ter-se soltado o pedal de freio, em declives superiores a 3°. O motorista dispõe assim do tempo necessário para que seu pé direito alcance o pedal do acelerador para permitir o deslocamento do carro.

Controle de Tração Inteligente

Verdadeira ajuda à direção quando as condições meteorológicas pioram, o controle de tração inteligente é um sistema antipatinagem mais eficaz do que as propostas tradicionais. Sempre hibernando, ele funciona de maneira autônoma para ajudar o motorista, particularmente em situações de baixa aderência (estradas com neve, areia ou lama). Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência autorizando uma tração moderada das rodas.

Regulador e limitador de velocidade programáveis

O limitador e o regulador de velocidade são programáveis. Além de uma utilização tradicional, é possível pré-programar 5 velocidades diferentes, adaptadas a seus hábitos e às limitações de velocidade em vigor, que serão assim facilmente utilizáveis. Esta função, fora a facilidade de utilização no dia a dia, permite ao motorista permanecer melhor concentrado no seu caminho.

Sistema de navegação GPS MyWay com mapa do Brasil e tela colorida 16/9
O sistema de navegação proposto no Citroën DS5, denominado MyWay dispõe de numerosas prestações prontas para satisfazer seus usuários. Associado a uma tela de alta resolução, ele permite uma exibição 2D/3D particularmente visível e precisa. Entre as muitas funcionalidades e informações disponíveis, pode-se salientar a compatibilidade iPod com a possibilidade de ler muitos formatos (ACC, FLAC, OFF, OGG e WMA) e o áudio streaming Bluetooth, que permite escutar os arquivos musicais armazenados num telefone celular. A tela do sistema de navegação é também utilizada para projetar as imagens da câmara de ré.

Acesso mãos livres (Keyless)

Esta função permite acessar ao interior do Citroën DS5 e ligar o motor, mantendo a chave de ignição junto ao motorista.

O sistema funciona com ajuda de antenas implantadas nas maçanetas externas que detectam a presença da chave eletrônica em um raio de 1,2 metro, autorizando o eventual destravamento do veículo. Um sensor integrado na maçaneta detecta a presença da mão entre ela e a chapa da porta, ordenando o destravamento do carro. O travamento ocorre quando uma maçaneta é tocada na sua face externa, na zona dedicada para tanto, que é também munida de um sensor. O travamento do carro é confirmado pelo fechamento dos 2 retrovisores externos e o acendimento temporizado dos pisca-piscas.

A partida e a parada do motor efetuam-se por meio de um impulso sobre o botão de partida “Start/Stop” implantado no painel de bordo. Esta manobra é autorizada quando os sensores internos detectam a presença da chave eletrônica.
A chave eletrônica conserva suas funções tradicionais de abertura e de fechamento das portas e do porta-malas.

Assentos elétricos

Para reforçar o conforto tradicional dos veículos da marca, um sistema de massagem das costas é proposto para o motorista. Ativado a pedido deste último, ele melhora o conforto postural, de excelente nível logo na sua base, acrescentando um toque de relaxamento particularmente benéfico em longos percursos. Uma regulagem do comprimento do assento completa o conforto oferecido.

Climatização automática

A climatização automática do Citroën DS5 oferece várias funções destinadas a melhorar o conforto dos passageiros.

A função AC MAX ativa os diversos parâmetros de modo a obter o mais rapidamente possível um fluxo de ar frio máximo.

O modo RECICLAGEM AUTO permite a atuação da reciclagem, de maneira autônoma, quando o ar que entra no carro é considerado ruim (poluído).
Esta climatização é dotada de um filtro de carvões ativos que diminui significativamente a entrada interna dos elementos poluentes externos.

Central multimídia com CD, MP3, espacialização do som Arkamys® e comandos no volante

O Citroën DS5 dispõe de um sistema de áudio integrando um software de processamento do som que permite uma melhor espacialização sonora. O resultado permite obter um som autêntico e bem distribuído no conjunto do espaço interno.

Este sistema baseia-se em três processamentos diferentes:
- Um software de processamento de áudio que distribui a música e as vozes de maneira homogênea no espaço interno;
- Uma tecnologia de espacialização do som (Arkamys ®) que traz um sentimento de precisão e realismo;
- Um som autêntico que corrige as imperfeições induzidas pelos limites físicos dos alto-falantes e pelas características do espaço interno, para devolver ao som toda sua amplitude e sua clareza.
No porta-objetos do descanso do braço dianteiro, tomadas USB e Jack permitem conectar diversos aparelhos portáteis. A gestão desses aparelhos faz-se diretamente através dos comandos do sistema áudio.

Pós-venda: confiabilidade e alta competitividade

O Citroën DS5 possui 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. Outro ponto importante é o plano de manutenção com Preços Fixos, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do DS5 terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais. “Estamos oferecendo um pacote bastante atrativo aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.

Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.