A linha 2004 do Focus está reestilizada. A grnde novidade é a chegada do motor 1,6 Zetec
Rocam, de oito válvulas, para a versão hatch (GL e GLX).
O novo modelo conta com faróis reestilizados com piscas integrados, grade dianteira do tipo colméia, proteções de borracha nos pára-choques e repetidores de direção laterais na cor âmbar. Rodas e calotas também foram redesenhadas.
Interiormente, o fundo da instrumentação do painel passa a ser cinza e a padronagem de tecido dos bancos mais escura. Além disso, conta com travamento automático das portas acima de 7 km/h, temporizador dos vidros elétricos, coluna de direção com ajuste em altura e profundidade, alarme com sensor de ultra-som e air bags. O tanque de combustível passou da traseira para o meio do carro.
O propulsor é o mesmo do Ka, Fiesta e EcoSport, mas a potência agora é maior: 102 contra 98 cavalos. O torque máximo é de 14,6 kgfm a 2.750 rpm. O motor Zetec 1.8 passa a ser disponível apenas no Focus Sedan GLX, mas o motor 2.0 continua no Ghia hatch e sedã.
O preço do Ford Focus 2004 é a partir de R$ 30.000,00 (básico).