A Volkswagen apresenta pela primeira vez o novo Golf Variant no 83º Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Isto significa que a fabricante de carros mais bem sucedida da Europa está ampliando a gama de seu bestseller.
Como ocorreu com o clássico Golf hatchback, o peso do Variant foi reduzido significativamente. O novo Golf é até 105 kg mais leve que seu antecessor!
Pela primeira vez na história do Golf Variant, a Volkswagen está oferecendo este modelo – disponível com motores entre 85 cv (63 kW) e 150 cv (110 kW) – na versão TDI BlueMotion, independente e extremamente eficiente em consumo. O Golf Variant com 110 cv (81 kW), que neste caso vem com um câmbio de seis marchas, é a station wagon mais eficiente fabricada pela Volkswagen em todos os tempos, alcançando um consumo combinado (cidade-estrada) de 3,3 litros por 100 quilômetros (30,3 km/l), equivalente a 87 g/km de CO2 (ciclo europeu).
O Golf Variant 4MOTION, com tração integral, também estreia em Genebra. Ele será oferecido com motores diesel TDI com duas opções de potência: 105 cv (77 kW) e 150 cv (110 kW). E a Volkswagen também prepara o lançamento do Golf Variant TGI BlueMotion, movido a gás natural (GNV).
Volume do porta-malas mais de 100 litros maior
A primeira geração do Golf Variant foi lançada há exatamente 20 anos. Mais de 1,8 milhão de unidades desta prática versão foram vendidas desde então. Hoje, o novo Golf Variant é um veículo multifuncional esportivo e elegante, que combina baixo consumo de combustível e desempenho de rodagem simultaneamente dinâmico, com qualidade e versatilidade premium. Por isso, o volume do compartimento de bagagens aumentou de 505 para impressionantes 605 litros (carregado até a altura do encosto do banco traseiro). Se utilizado o espaço até os encostos dos bancos dianteiros, até o teto, o novo Golf Variant oferece um volume de carga de não menos que 1.620 litros (no antecessor, 1.495 litros).
Golf Variant: visual mais marcante e esportivo
No exterior, a station wagon, com 4.562 mm de comprimento e 307 mm mais longa que o hatchback (a distância entre eixos, particularmente, foi aumentada de 2.578 mm para 2.637 mm), segue as linhas precisas e imponentes do Golf hatchback até o final das portas dianteiras. Das colunas B para trás, porém, emerge o Golf Variant mais diferenciado desde que a gama de modelos existe, devido a uma série de modificações intencionais do design e do espaço extra.
A coluna C diferenciada passa a ser a coluna D. Um olhar de relance na traseira deixa tudo bem claro: desde sua criação, a station wagon fez parte da linha do modelo. Assim, o novo Variant não é apenas uma versão do modelo quatro portas, mas foi desenvolvido juntamente com ele. É por isso que a silhueta do novo Golf Variant exibe linhas tão exclusivas.
De qualquer forma, mesmo com sua identidade própria, a station wagon pode ser reconhecida de imediato como um autêntico Golf. Pela primeira vez, os designers conseguiram transferir a forma da coluna C, semelhante a um arco estirado e característica clássica do Golf, para a coluna D do Variant. Visualmente, a terceira janela lateral faz parte da coluna D.
As novas lanternas traseiras em duas partes do Golf Variant dão ênfase à sua ligação familiar com a gama de modelos e a marca. A metade da lanterna que é integrada à tampa do porta-malas, porém, é maior que na versão hatchback e forma uma linha paralela mais longa com o grafismo da porta do bagageiro na área inferior. Continuando, uma clara diferença entre o Golf Variant e o Golf "clássico" existe no design da parte central da tampa do porta-malas e o para-choques. Enquanto a placa do modelo hatchback fica no para-choques, os designers da Golf Estate optaram por integrá-la novamente tampa - de forma análoga ao modelo antecessor da station wagon.
Sistema Start-Stop e Frenagem Automática Pós-colisão
Como todos os modelos do novo Golf, O Variant está equipado com sistema Stop/Start e modo de regeneração da bateria. Ela é a primeira perua de sua categoria no mundo a possuir também o novo Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que reduz automaticamente a velocidade do veículo quando envolvido em algum acidente para diminuir ainda mais a energia cinética residual.
Equipamentos premium
Além dos equipamentos de série, como sete airbags, programa eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico cruzado do diferencial (XDS), no Golf Variant é novidade o sistema PreCrash de proteção preventiva dos ocupantes. Caso o sistema detecte uma situação de potencial acidente, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e cintos de segurança. Numa situação ainda mais crítica, como uma forte saída de frente ou de traseira com intervenção do ESC, as janelas laterais são fechadas (deixando uma pequena abertura), juntamente com o teto solar. Quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção aos ocupantes.
Para completar, uma ampla gama de sistemas de alta tecnologia é oferecida para o Golf Variant. Ela inclui tecnologias como o Front Assist com função de Frenagem de Emergência Urbana, Controle Automático de Distância e Velocidade (ACC), Lane Assist, sensor de fadiga e a última geração do Park Assist (assistente de estacionamento), assim como as funções automáticas de iluminação Light Assist e Dynamic Light Assist.
Mais sistemas novos foram incorporados: direção progressiva, um seletor de perfis de condução com até cinco modos ("Eco", "Sport", "Normal", "Individual" e, em combinação com o DCC plus, "Comfort", oferecido pela primeira vez no Golf Variant), um novo assento esportivo ergonômico (ergoActive seat), novo para-brisa de luxo climatizado, que também é pioneiro no segmento, assim como uma variedade de sistemas de informação e entretenimento de nova geração.
Informação e entretenimento
Todos os sistemas de informação e entretenimento do Golf Variant são equipados de série com tela sensível ao toque. A nova geração de aparelhagem é oferecida em seis níveis de extensão e telas de três tamanhos diferentes: 5, 5,8 e 8 polegadas. Acima de 5,8 polegadas, a Volkswagen utiliza telas com sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimenta um dedo próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada. Os mostradores também possuem uma função que permite aos usuários percorrer listas ou capas de CDs na biblioteca de mídia com um aceno da mão. Um sistema de som de alta qualidade da Dynaudio é oferecido como opcional também, assim como duas interfaces para telefone Bluetooth ("Comfort" e "Premium").
Sete motores com injeção direta controlada
Assim como o novo Golf hatchback, a Golf Estate utiliza duas gerações de motores completamente novas. Como mencionado, todas as sete versões são equipadas de série com sistema Start-Stop (que reduz o consumo de combustível em até 4 %) e modo de regeneração da bateria (que diminui a emissão de CO2 em torno de 3 %). O Golf Variant pode ter câmbio manual de 5 ou 6 marchas. A maioria dos motores TSI e TDI também pode ser combinada à transmissão automatizada de dupla embreagem (DSG).
Os motores a gasolina (TSI da série EA211) produzem 85 cv (63 kW), 105 cv (77 kW), 122 cv (90 kW) ou 140 cv (103 kW). Todos os motores do Golf Variant são muito eficientes - o 1.2 TSI BlueMotion Technology com 105 cv, por exemplo. Com esse ágil motor, a station wagon utiliza apenas 5,1 litros por 100 quilômetros (19,6 km/l) – com câmbio DSG, são 5 litros/100 km (20 km/l) e, ainda assim, alcança 193 km/h, caso necessário.
Os novos motores a diesel (TDI da série EA288) movimentam o Golf Variant com extrema eficiência. A potência desses três motores diesel de alta tecnologia é de 105 cv (77 kW), 110 cv (81 kW) e 150 cv (110 kW). A versão TDI BlueMotion com 110 cv, que gasta 3,3 litros por 100 km (30,3 km/l), é especialmente eficiente nesse contexto. Mesmo o TDI com torque de 320 Nm e 110 cv se aproxima do número excelente dos 4 litros, com 4,2 l/100 km (23,8 km/l).