A Volkswagen do Brasil apresenta os primeiros modelos da linha 2014 do Novo Gol, Novo Voyage, Fox, Polo e Golf, que chegam à rede de concessionárias da marca em abril. Entre as novidades das linhas Novo Gol, Fox e Novo Voyage está a adoção da nomenclatura global Highline para as versões topo de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. Essa nomenclatura também identifica as opções mais refinadas de modelos como o sedã Jetta e a pick-up Amarok.
No caso do Fox, a versão Prime passa a se chamar Highline. Nos modelos Novo Gol e Novo Voyage, as alterações de nome foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente.
Também foi ampliada a oferta de conteúdo de série nos modelos, o que torna os automóveis ainda mais atraentes para o consumidor. Os opcionais dão ao cliente a possibilidade de configurar o carro que melhor atende às suas necessidades.
Fox e CrossFox
Para os modelos Fox e CrossFox, um dos principais destaques é a nova arquitetura eletrônica, que possibilita aos hatches receber recursos tecnológicos inéditos em seu segmento e disponíveis apenas em modelos de categorias superiores. O quadro de instrumentos recebe novos grafismos e há oferta, como opcional, do rádio RCD-320 (o mesmo que equipa o Jetta Comfortline), com CD Player MP3, entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.
Conectado ao rádio está outra exclusividade do Fox: o PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar. Quando equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o Fox 2014 exibe na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui.
Prime e adota a nomenclatura global Highline, que identifica as versões mais sofisticadas dos modelos Volkswagen. A linha 2014 marca a estreia desse nome em modelos fabricados no Brasil. Não apenas o nome da versão mudou: sua lista de itens de série passa a contar, por exemplo, com ar-condicionado.
Em seu interior, o Fox adota o novo conceito de acionamento de faróis e lanternas com comando rotativo integrado ao painel de instrumentos (semelhante ao do Passat), à esquerda da coluna de direção, o que garante maior conforto e ergonomia. O botão possui acabamento refinado em "chrome effect".
O CrossFox, que oferece desde o ano passado como opcional a transmissão automatizada I-Motion, recebeu novo acabamento nos detalhes externos, equilibrando elegância e robustez. Esses detalhes diferenciam-se conforme a cor da carroceria.
No CrossFox, a cor Preto Ninja traz rack de teto em Prata Satin, capa de retrovisor em "chrome effect" – efeito que também está no inserto na parte inferior do para-choque dianteiro – e estribos em Prata Satin. A cor Prata Sargas tem rack de teto e estribos em Preto Hill, capas de retrovisores e inserto no para-choque dianteiro no mesmo tom da carroceria. As demais cores têm rack de teto e estribo em Preto Hill, capas de retrovisores e inserto no para-choque dianteiro em "chrome effect". As peças aplicadas no para-choque traseiro também levam o acabamento "chome effect" em todos os CrossFox.
Em 2013 a Volkswagen retoma a homenagem a um dos maiores festivais mundiais da música: o Rock in Rio. O Fox foi o modelo escolhido para receber a revitalização desta série especial com itens de acabamento exclusivos. Tendo como base os equipamentos de série da versão topo de linha Highline, a série especial Fox Rock in Rio será oferecida durante seis meses no mercado nacional – entre abril e setembro, quando ocorre o festival musical – com cinco opções de cores: as sólidas Vermelho Tornado, Branco Cristal e Preto Ninja, além das tonalidades metálicas Azul Boreal e Prata Sargas.
Entre seus detalhes exclusivos estão faixas adesivas exclusivas nas portas, com a silhueta de uma guitarra, capas dos retrovisores externos em "chrome effect" e rodas de liga leve de 15 polegadas Dakar, entre outros. O Fox Rock in Rio será equipado com a motorização Total Flex 1.6 de até 104 cv (etanol).
Novo Gol e Novo Voyage
A mudança para a nomenclatura global também ocorreu no Novo Gol, o modelo mais vendido do Brasil há 26 anos consecutivos, e no Novo Voyage – neles, as opções 1.6 Power e 1.6 Comfortline, respectivamente, passam a se chamar Highline. Assim como o Fox Highline, nessa versão o Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer ar-condicionado, o que melhora ainda mais a relação custo-benefício dos modelos. Também são de série alarme keyless, chave canivete, vidros traseiros elétricos (em adição aos vidros dianteiros elétricos, já oferecidos de série nos modelos), espelho retrovisor externo elétrico com função tilt-down e sensor de aproximação de obstáculos traseiro.
Também houve incremento na oferta de equipamentos nas demais opções para os modelos. São novidades o copo porta-objetos no console central e a luz de leitura traseira no teto (opcional para o Novo Gol). O Novo Voyage passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica.
Complementam a lista de série itens como travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol, que tem opção de carroceria de duas ou quatro portas, traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador como equipamentos standard.
O Novo Gol e o Novo Voyage também já trazem a arquitetura eletrônica que estreia agora no Fox e no CrossFox, uma das mais avançadas e sofisticadas de suas respectivas categorias. Esse novo recurso eletrônico possibilita a instalação de vários equipamentos inéditos, entre eles o ECO Comfort, um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.
O Novo Gol e o Novo Voyage têm como opcional o pacote BlueMotion Technology – o que os permite consumir até 8% menos combustível em relação aos respectivos modelos com o motor 1.0 VHT. Disponível com a nova motorização 1.0l TEC, essa configuração agrega ao Novo Gol e ao Novo Voyage "pneus verdes" nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível. O pacote contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada.
Desde janeiro deste ano, todas as versões do Novo Gol e do Novo Voyage com o motor 1.6l trazem freios ABS e airbags frontais de série – o sistema de airbags frontais inclui a utilização de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, o que aumenta ainda mais a segurança passiva dos ocupantes dos bancos dianteiros. O motor 1.6l EA111 VHT, quando abastecido com etanol (E100), desenvolve 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e torque de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando abastecido com gasolina (E22) a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
Outra importante modificação feita recentemente foi a estreia da nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias em desempenho, economia de combustível e redução de emissões de CO2. O motor TEC, quando está abastecido com etanol (E100), desenvolve potência de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e torque de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.
Polo
Para a linha 2014, o Polo e o Polo Sedan ganham detalhes inéditos no acabamento. Todas as versões recebem novos revestimentos de bancos. Nas versões de entrada, os novos tecidos na faixa central e os apliques garantem aos bancos mais elegância.
Na opção Sportline, os bancos de tecido ganham costuras na cor vermelha e tecido central com tecnologia "tear duplo", que dá características de tridimensionalidade. A faixa lateral que identifica essa versão também ganha novo desenho.
Para o Polo Sedan Comfortline, tanto com o motor 1.6 como com o 2.0, os tecidos de bancos são de série na cor azul. É utilizado tecido tear e fio flocado, proporcionando toque macio e maior conforto aos ocupantes.
Opcional para todas as versões tanto do hatchback como do sedã, o revestimento de couro dos bancos e painéis de portas traz agora a oferta inédita de cor cinza com as bordas pretas.
O Polo também tem novas calotas para a versão 1.6, desenhadas exclusivamente para o modelo e com pintura metática em nova cor. Como opcional, é oferecida uma nova roda de liga leve de 15 polegadas, com cinco raios – o item vem de série na versão 1.6 Sportline do hatch e nas versões 1.6 Comfortline e 2.0 Comfortline do sedã.
Há ainda nova opção de roda de liga leve diamantada de 16 polegadas para as versões 1.6 e 1.6 Sportline do Polo hatch, com pintura cinza-escuro.
Desde a sua versão de entrada, o Polo traz de série equipamentos como freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros e travas elétricas e rádio CD Player MP3 com entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.
Golf
Na linha 2014 o Golf recebeu, em sua versão de base, grade do radiador pintada em preto brilhante e apliques nas grades inferiores do para-choque.
Em toda a gama do hatch houve alterações no rádio CD Player, que agora tem iluminação vermelha, e no mostrador do ar-condicionado Climatronic (item de série em todas as versões), que ganhou iluminação branca, acompanhando o restante da iluminação do painel. Com essas mudanças o painel do hatch ganhou aparência mais harmônica e moderna, além de permitir melhor visualização dos instrumentos à noite.
O modelo passa a trazer controlador de velocidade de cruzeiro desde as versões de entrada, tanto com o motor Total Flex 1.6l EA111 VHT de até 104 cv como com o 2.0l EA113 de até 120 cv. Como opcional, passa a ser oferecida também para a versão Sportline 1.6 a roda de liga leve de 17 polegadas, em nova cor.
O Golf traz de série desde a sua versão 1.6 itens como sensor de obstáculos traseiro, vidros elétricos, freios ABS com EBD, airbags dianteiros e coluna de direção com ajuste de altura e distância. Além disso, o modelo recebe rádio CD Player MP3 com entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.
Veja a tabela da linha 2014 da Volkswagen
Tomando por base os preços que aparecem na área "Monte o seu carro", no site da montadora, pode-se concluir que o Gol G4, por exemplo, ficou R$ 650 mais caro (de acordo com o acerto do IPI, a elevação seria de 1,5%, o equivalente a R$ 376 sobre o atual custo de R$ 25.100). No caso do G5 1.0, a diferença é de R$ 490. Para a versão 1.6 básica, o custo passou de R$ 32.490 para R$ 33.210. Já no Fox, a alta foi de R$ 2.080 na configuração 1.0 e de R$ 800, na 1.6. Confira todos os preços:
Modelo |
Preço |
Gol G4 1.0 2 portas |
R$ 25.750 |
Gol G4 1.0 Ecomotion 2 portas |
R$ 25.750 |
Gol G4 1.0 4 portas |
R$ 27.780 |
Gol G4 1.0 Ecomotion 4 portas |
R$ 27.780 |
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Novo Gol 1.0 2 portas |
R$ 28.280 |
Novo Gol 1.0 4 Portas |
R$ 29.910 |
Novo Gol 1.6 2 portas |
R$ 33.210 |
Novo Gol 1.6 4 portas |
R$ 34.850 |
Novo Gol 1.6 I-Motion 2 portas |
R$ 36.000 |
Novo Gol 1.6 I-Motion 4 portas |
R$ 37.640 |
Novo Gol 1.6 Highline 4 portas |
R$ 44.690 |
Novo Gol 1.6 Highline I-Motion 4 portas |
R$ 47.480 |
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Novo Voyage 1.0 4 portas |
R$ 33.790 |
Novo Voyage 1.6 4 portas |
R$ 38.590 |
Novo Voyage 1.6 I-Motion 4 portas |
R$ 41.380 |
Novo Voyage 1.6 Highline 4 portas |
R$ 47.190 |
Novo Voyage 1.6 Highline I-Motion 4 portas |
R$ 49.980 |
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Fox 1.0 |
R$ 33.770 |
Fox 1.6 |
R$ 37.470 |
Fox 1.6 I-Motion |
R$ 40.260 |
Fox 1.6 Rock In Rio |
R$ 44.690 |
Fox 1.6 Highline |
R$ 45.990 |
Fox 1.6 Highline I-Motion |
R$ 48.780 |
CrossFox 1.6 |
R$ 50.600 |
CrossFox I-Motion 1.6 |
R$ 53.390 |
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Polo 1.6 |
R$ 47.810 |
Polo 1.6 I-Motion |
R$ 50.600 |
Polo 1.6 BlueMotion |
R$ 52.210 |
Polo 1.6 Sportline |
R$ 50.900 |
Polo 1.6 Sportline I-Motion |
R$ 53.690 |
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Polo Sedan 1.6 |
R$ 50.570 |
Polo Sedan 1.6 I-Motion |
R$ 53.360 |
Polo Sedan 1.6 Comfortline |
R$ 52.800 |
Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion |
R$ 55.590 |
Polo Sedan 2.0 Comfortline |
R$ 56.290 |
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Golf 1.6 |
R$ 52.760 |
Golf 1.6 Sportline |
R$ 57.290 |
Golf 2.0 A/T |
R$ 59.580 |
Golf 1.6 Sportline A/T |
R$ 62.620 |