O novo Classe A, que chega às lojas dia 13 de abril, é um Mercedes-Benz legítimo com tudo de bom que pode haver na experiência de ter um. O design de hatch médio com apelo esportivo, as soluções tecnológicas acompanhadas de um preço bem abaixo do que você está acostumado em ouvir por aí, suscitam sonhos bem próximos da realidade até do consumidor longe de ser um milionário.
Ele será oferecido na versão A200, de único motor 1.6 turbo de 156 cv de potência e excelentes 25,5 mkgf entre as 1.250 e 4 000 rpm, e câmbio automatizado 7G DCT, com dupla embreagem e sete velocidades. Serão duas versões de acabamento e equipamentos, a Style, de entrada, que sai por R$ 99.900, e a Urban top de linha no lançamento que custará R$ 109.900. As semelhanças entre ambas é a utilização do conjunto motriz, função start-stop, direção elétrica com função paramétrica, que corrige o sentido em situações de frenagem em diferentes pisos e que compensa a força exercida por ventos laterais, controle de estabilidade, freios ABS com EDB e BAS, função “Holder” e sete airbags de série.
A versão Style sai de fábrica com rodas de liga-leve com 16”, faróis halógenos, acabamento da grade na cor do veículo e apenas uma saída de escape traseira. Já a Urban, conta com rodas de 17”, faróis bi-xenon com luzes diurnas na parte superior da peça, grade dianteira com acabamento prateado e dupla ponteira de escape. Por dentro, enquanto a versão de entrada conta com ar-condicionado analógico, painel de instrumentos na cor preta, moldura mais simples no console, acabamento de tecido nas portas e bancos com couro sintético.
A top de linha traz um portfólio mais recheado internamente. Quem pagar os R$ 10.000 a mais contará com volante revestido de couro, ar-condicionado digital, console trabalhado com um acabamento conhecido por “ponta de diamante”, bancos com encosto de cabeça integrado e revestimento conhecido por “couro ártico”, iluminação em amarelo “quente”em 17 pontos do interior, painel com acabamento na cor branca, Attention System, piloto automático e limitador de velocidade, além do sistema de som mais refinado, chamado de “Audio 20”.
Em uma análise primária, faltam itens convencionais como o teto-solar elétrico, disponível em versões mais caras na Europa, e o providencial sensor de estacionamento que pode ser instalado nas concessionárias da marca ao preço médio de R$ 600, no entanto a marca garante que eles estarão presentes em versões futuras que devem chegar até o fim de 2013 para completar a gama do Classe A. No início de 2014 também deve desembarcar o CLA, versão sedã do novo compacto alemão.
A promessa de "popularização" e rejuvenescimento da marca fica ainda mais latente quando se dá o anúncio de financiamento do carro, com 60% de entrada e taxa de juros de 0,84% para o parecelamento restante em 36 meses, condições impossíveis de encontrar entre os veículos premium que a marca concorre, leia-se Audi e BMW.