A 11ª geração do Corolla foi apresentada na Califórnia, Estados Unidos. O novo Corolla chega aos Estados Unidos em quatro versões: L, LE, S e LE Eco. Sob o capô, o carro conta com um motor 1.8 de quatro cilindros de 133 cv de potência e 17,69 kgfm de torque.A versão LE Eco é equipada com um bloco 1.8 com tecnologia Valvematic. De acordo com a marca japonesa, esse sistema melhora o funcionamento das válculas e promete reduzir em o consumo de combustível em 5%. Apesar de econômico, o propulsor é mais potente, despejando 142 cv e torque de 17,42 kgfm, entregues a 4 mil giros.
A montadora disponibiliza três opões de câmbio. Para a versão L, há a opção de um câmbio manual de seis marcahas ou um automático de quatro velocidades. A transmissão manual também é oferecida para a versão S. A novidade, no entanto, é o novo câmbio automático CVT de sete marchas, disponível para os modelos S, LE e LE Eco.
O carro sai de fábrica equipado com direção, travas e vidros elétricos, ar-condicionado e oito airbags. Entre os opcionais, há a possibilidade de equipar o sedã com paddle shifters (as borboletas para troca de marchas no volante).
Totalmente remodelado, o Corolla investe em linhas arrojadas, marcadas por vincos na carroceria. Além de garantir mais robustez, a nova plataforma privilegia o espaço interno e oferece mais conforto aos ocupantes. São 4,62 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos contra 4,54 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos da geração atual.
Na traseira, o carro exibe lanternas redesenhadas, com luzes de LED, que invadem a tampa do porta-malas. Os faróis também ganham novo formado, junto à nova grade frontal, que ficou alinhada ao padrão adotado nos novos RAV4 e Auris. As rodas contam com um desenho mais chamativo e moderno. O interior ficou requintado e mostra mais qualidade em relação à geração anterior . No console central, a novidade é a adoção de uma central multimídia comandada por tela sensível ao toque.
O visual é inspirado no conceito Furia, apresentado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. Na ocasião, o vice-presidente da marca dos EUA, Bill Fall, salientou que a nova proposta de design é ótima, pois "provavelmente não mostra o que as pessoas esperariam de um futuro Corolla".
E, de fato, todo o conservadorismo da equipe de design da montadora japonesa foi deixada para trás neste projeto. O motivo é justo. O Corolla é o carro mais importante e vendido da marca (é também o mais vendido do mundo, ao lado do Ford Focus). A montadora quer exapandir o alcance do carro, aproximando o modelo do público jovem. Além disto, a Toyota parece ter feito a lição de casa observando a Honda. A rival de seu mal nos Estados Unidos depois da última reestilização do Civic, que deixou o carro mais conservador perante o modelo anterior. Como resultado, a Honda precisou fazer um facelift no Civic antes da hora.
No Brasil
Já em terreno nacional, a realidade é outra. O Civic tem sido uma pedra no sapato do Corolla desde que a nova versão foi lançada em janeiro, reestilizada e adotando um motor mais forte, 2.0. Entre os sedãs médios, a liderança atual nas vendas é do Honda.
O cenário certamente poderá mudar no próximo ano. A previsão, de acordo com fontes da marca no Brasil ouvidas pela reportagem, é de que o Corolla chegue ao país em março de 2014, com desenho ainda mais arrojado que a versão apresentada hoje nos Estados Unidos. O carro será fabricado localmente, no complexo industrial da montadora em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Os motores que equiparão o modelo nacional sairão da nova fábrica que a Toyota está esguendo em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Ambos, 1.8 e 2.0, com duplo comando variável de válvulas. Os propulsores deverão passar por algum incremento de potência e torque frente aos atuais, de 144 e 153 cv. O câmbio automático de quatro marchas deverá ser substituído por um mais moderno, de seis marchas.
Além do Civic, o carro da Toyota enfrentará ainda, no mercado brasileiro, o Chevrolet Cruze, Renault Fluence e Volkswagen Jetta. Atualmente, o Corolla com motor 2.0 é oferecido por preços entre R$ 72.990 e R$ 82.280. A nova geração provavelmente seguirá esta mesma faixa de preço, o que lhe renderá competitividade no segmento.
Na Europa
A Toyota revelou também as imagens do novo Corolla europeu que exibe um visual mais sofisticado que o modelo norte-americano. A marca japonesa ainda não divulgou especifificações mecânicas sobre o carro. A apresentação oficial ocorre nesta sexta-feira (7), na Turquia.
Fonte: AutoEsporte