Mais uma vez, um motor com 6 cilindros opostos da Porsche recebeu o prêmio de "Engine of the Year" (motor do ano). Este ano, o painel de jurados internacional concedeu este prestigioso prêmio ao motor de 2,7 litros usado no Boxster e no Cayman para a categoria de motor de 2,5 a 3,0 litros de cilindrada. "Um motor brilhante para um carro brilhante. Esta peça central da tecnologia Porsche combina o desempenho e um pedigree esportivo com uma eficiência de combustível impressionante." É assim que Dean Slavnich, da revista britânica "Engine Technology Internacional Magazine", respaldou a decisão. A publicação vem concedendo este prêmio para motores de excelência nos últimos 15 anos.
O painel de jurados também elogiou a flexibilidade, a resposta, o desempenho e o funcionamento macio do motor boxer com menor cilindrada da Porsche. Ele se originou do motor de 3,4 litros e, juntamente com a transmissão PDK (Porsche Doppelkupplung), oferece no Cayman uma potência de 275 cv, com potência específica de 101,6 cv/l.
Esta é a quarta vez que um motor boxer da Porsche venceu este prêmio. Em 2007, a Porsche já havia vencido na categoria de motores de 3 a 4 litros com o motor do 911 Turbo. Em 2008, o motor boxer de 3,6 litros e turbocompressor com 480 cv de potência venceu até mesmo a categoria aberta (em cilindrada). Em 2009, o motor de 6 cilindros de 3,8 litros do 911 Carrera S foi chamado de "Best New Engine" (melhor novo motor). A escolha do prêmio "Engine of the Year" é feita por 87 jornalistas automotivos muito bem conceituados oriundos de 35 países, que avaliam motores de diversas categorias. Juntamente com potência, economia de combustível, características de direção e conforto, o uso de tecnologias inovadoras também é avaliado.