A Honda apresentou no Japão, a terceira geração do Fit. Conhecido em alguns países como Jazz, o novo modelo vem reestilizado e pouco se parece com os antecessores. Além do visual bastante modificado, o modelo recebe agora uma inédita versão híbrida e está previsto para chegar às concessionárias do Japão em setembro, segundo informações divulgadas pela montadora.
No Brasil, a nova geração do modelo começa a ser produzida em meados de 2014, na fábrica de Sumaré (SP). O sedã City, que usa a mesma plataforma, também passará por uma remodelação profunda. Outra novidade nessa nova linha Fit será uma derivação SUV, prevista para ser mostrada durante o Salão de Tóquio, em novembro. Inspurado no protótipo Urban Concept, esse modelo tambpem será produzido no Mercosul, para desafiar o Ford EcoSport.
Por fora, a nova geração deixou de lado o estilo de monovolume, ganhando um visual mais próximo ao de um hatch. A intenção é tornar o modelo mais atraente para o público masculino - ele tem altíssima participação de público feminino, sobretudo no Brasil.
Os vincos laterais estão mais profundos, e o pára-choque foi expandido. As calotas receberam novo design e as entradas de ar dianteiras também chamam atenção.
A traseira perdeu os traços arredondados e ganhou linhas bem definidas, além de receber entradas de ar e faróis que se estendem pelas colunas até atingir o teto.
Segundo a montadora, o novo Fit terá três versões de motor. Um 1.3 capaz de entregar 99 cv, outra 1.5 que produz 130 cv e uma opção com motor híbrido Atkinson 1.5, de quatro cilindros. Nesta, o carro será o primeiro a receber a Sport Hybrid Intelligent Dual Clutch Drive (i-DCD), transmissão de dupla embreagem com sete velocidades. Segundo a Honda, essa transmissão aliada ao motor Atkinson leva o Fit a percorrer 36,4 km/l.
A Honda afirma que o sistema i-DCD representa uma evolução do sistema híbrido IMA. Enquanto o motor elétrico do IMA se encontra entre o motor a combustão e o câmbio, o i-DCD já está embutido no câmbio.
O Honda Fit híbrido vem com três modos de condução: EV, híbrido e convencional, o que significa que o modelo pode se comportar como um carro totalmente elétrico, como um híbrido ou como um veículo comum.