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25/03/2014
Hyundai apresenta novo Sonata na Coréia do Sul
Sedã será apresentado oficialmente em abril, no Salão de Nova Iorque. |
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Nesta segunda-feira (24), a nova geração do Sonata foi apresentada na Coreia do Sul. Marcado para chegar ao país oriental no segundo semestre, o sedã aparece com dimensões maiores, suspensão reajustada e melhorias no desempenho. Por enquanto, não se fala sobre preços do modelo, que será oficialmente lançado no Salão de Nova York (Estados Unidos), em abril.
O Sonata 2015 pode ser equipado com três motores distintos: 2.0 LPi de 151 cv de potência e 19,8 kgfm de torque, 2.0 CVVL de 168 cv e 20,5 kgfm e, por fim, 2.4 GDi de 193 cv e 25,4 kgfm. Há opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades. Todas as versões são equipadas com tração dianteira. Segundo a Hyundai, há possibilidade de variação dependendo do mercado em que o sedã será vendido.
As mudanças estruturais e estéticas do novo Sonata fazem parte de um conceito que a montadora coreana batizou de “Escultura Fluida 2.0”. Em termos de design, o modelo manteve a grade hexagonal, agora mais avantajada, e recebeu luzes diurnas de LED. De acordo com a montadora coreana, o novo Sonata ficou 35 mm mais longo e 30 mm mais largo. Agora, o sedã tem 4,855 m de comprimento, 1,865 m de largura e 2,805 m de entre-eixos.
Segundo a Hyundai, o veículo traz novidades em segurança. Entre elas, está o sistema de leitura de faixas, que alerta o motorista caso ele saia de seu local original de rodagem. O modelo tem também detectores de pontos cegos e controle de cruzeiro, que calcula automaticamente a distância dos carros a sua frente e atrás, mantendo uma distância segura o suficiente para evitar colisões. Alterações nos materiais também levaram o Sonata a um aumento de 41% e 35% na rigidez de torção e deformação, respectivamente.
A Hyundai pretende vender 228 mil unidades do sedã neste ano, sendo que 165 mil delas serão exportadas. Nos Estados Unidos, o modelo é um best seller. No Brasil, o Sonata deixou de ser trazido neste ano. Segundo Antonio Maciel, presidente do Grupo Caoa, responsável pela importação, a suspensão ocorreu devido posicionamento inadequado do produto entre o Elantra e o Azera. O último é mais potente e melhor equipado que seu conterrâneo, e os dois têm preços aproximados de tabela.
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