Aderindo à moda dos motores 1.0 três cilindros a Ford do Brasil lança
no país o novo 1.0 3C Duplo Comando Flex. Com 85 cv a 6.500 rpm e 10,7
kgfm de torque a 4.500 rotações quando abastecido com etanol, o novo
propulsor equipará a nova geração do Ka, prevista para chegar às lojas
em julho. O bloco, considerado o 1.0 mais potente do Brasil, também
deverá estar na inédita versão sedã do compacto, que deve ser lançada no
Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Novo 1.0 três cilindros
O novo motor conta com a tecnologia de duplo comando de válvulas
(TiVCT), que varia os comandos de admissão e escapamento
independentemente, além de dispensar o tanquinho de gasolina para
partidas a frio. O cabeçote é feito em alumínio e leva correia com
lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e
passou por modificações para diminuir as vibrações. Entre elas, o
coletor de escape, que é integrado ao cabeçote.
“O motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex é a nova referência em
propulsores dessa cilindrada, com refinamentos que aumentam a eficiência
com etanol e gasolina. Derivado do premiado motor 1.0 EcoBoost, que
gerou mais de 120 patentes mundiais, ele é o primeiro três cilindros
flex da Ford e, além de ser o melhor da classe em potência e torque,
também estará entre os melhores em economia de combustível”, disse
Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.