A BMW lançará no segundo semestre de 2004, a Série 1, modelo compacto que disputará mercado com VW Golf, Opel Astra e Audi A3.
O visual recebe a assinatura do polêmico designer Chris Bangle, com linhas limpas e agressivas ao mesmo tempo. O comprimento será de 4,25 m, com 2,65 m de distância entreeixos, possibilitando conforto interno para quatro passageiros.
O novo modelo terá a opção de tração nas quatro rodas. Também, o Série 1 contará com outros itens de conforto e segurança como o sistema de i-Drive, que possibilita ao motorista personalizar funções do carro através de um monitor de 5 polegadas no painel.
A princípio, o modelo contará com quatro opções de motor, todos com 4 cilindros. Dois deles serão a gasolina, 1.8 litro com 120 cv e 2.0 litros com 160 cv de potência, e dois a diesel de 115 cv e 150 cv.
A BMW planeja vender 150 000 unidades do Série 1 por ano. Serão produzidas duas versões distintas na mesma linha de montagem: um sedã de quatro portas para o mercado norte-americano e um hatchback de cinco portas para o consumidor europeu. Caso o modelo obtenha bons resultados, a marca analisará a idéia de produzir as versões cupê e conversível.