Um carro único no seu design, prático, versátil e conectado com as pessoas. Este é o o Novo Sandero Stepway, que traz entre outras novidades o sistema Media NAV 1.2 e mantém todas as características que o consagraram no mercado, como maior altura do solo, facilitando a condução no dia a dia nas grandes cidades. Assim é o Novo Sandero Stepway, a versão topo de linha que chega três meses após o lançamento da nova geração do Sandero.
A primeira geração do Sandero Stepway foi lançada no Brasil no fim de 2008 e tinha na maior altura de solo e no visual aventureiro os seus grandes diferenciais. A versão caiu no gosto do consumidor com 30% de participação das vendas do Sandero em 2014. O Sandero Stepway é o mais vendido no seu segmento. Em seis anos de mercado são cerca de 100 mil unidades vendidas.
O Novo Sandero Stepway ganhou mais sofisticação, itens de conforto e equipamentos. E manteve as qualidades da geração anterior – amplo espaço interno e robustez.
O novo Media NAV, na versão 1.2, assim como equipamentos até então não disponíveis no segmento, como piloto automático, sensor de estacionamento e ar-condicionado automático, agora são de série no Novo Sandero Stepway. O modelo pode ter ainda, como acessório, a câmera de ré que é integrada ao Media NAV.
A altura do solo de 19 cm, 4 cm a mais que as outras versões do Sandero, é ideal para encarar as valetas e lombadas das cidades, além de agradar muito ao público feminino, pois deixa a posição de dirigir mais elevada.
Design ousado
O visual externo do Novo Sandero Stepway chama a atenção pela imponência típica dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. Na dianteira, o para-choque exclusivo desta versão dá personalidade e, ao mesmo tempo, transmite força pelos detalhes em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
Nas laterais se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto, transmitindo robustez e personalidade. Outro destaque da lateral são as novas rodas de 16 polegadas. Na traseira, além do para-choque exclusivo da versão com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam, ainda, as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque, que dão mais força ao visual. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.
Já no interior as diferenças são os novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com detalhes de design nas costuras. A cor laranja dá um toque sutil e especial em todo o interior, com destaque para a costura dos bancos, as saídas de ar laterais e o painel de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Outro detalhe na cor laranja e que chama a atenção é a inscrição “Stepway” no raio inferior do volante, imprimindo um toque de sofisticação. O painel central todo em preto brilhante também contribui para o visual sofisticado do modelo.
Assim como os novos Logan e Sandero, o design da nova versão Stepway foi desenvolvido com a participação do Renault Design America Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Mais itens de série
Ter soluções inteligentes, intuitivas e fáceis de usar é o que a Renault está sempre oferecendo. Prova disso é o equipamento de série Media NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel que traz as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
O Media NAV é um equipamento de sucesso na gama Renault. No ano passado, 55% dos modelos Sandero vendidos saíram de fábrica com o sistema multimídia. No Novo Logan e no Novo Sandero, esse percentual subiu para 75% das vendas. O Sandero Stepway traz este equipamento como item de série.
O Novo Sandero Stepway traz ainda piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Outros itens que complementam o conforto a bordo são os espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico – itens até então só disponíveis como opcionais na versão Stepway e que agora são de série.
A lista de itens de série inclui ainda airbags duplos, ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, volante em couro com regulagem em altura, travas das portas e vidros com acionamento elétrico e três apoios de cabeça no banco traseiro.
Conjunto mecânico
Assim como no Novo Sandero, na nova versão Stepway cerca de 80% dos componentes são novos, incluindo plataforma, estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios.
A nova suspensão foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto, estabilidade levando em conta as características de nossas ruas e estradas. A suspensão 4 cm mais alta, em relação as outras versões do Sandero, deixa o motorista em uma posição de dirigir mais elevada, o que contribui para realçar ainda mais a sensação de robustez e segurança do Novo Sandero Stepway, além de torná-lo apto a enfrentar os principais obstáculos encontrados pelos motoristas no dia a dia das grandes cidades. Além disso, a bitola dianteira aumentou 3 cm e a traseira está 2,2 cm maior em relação à geração anterior.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais, complementada por uma barra estabilizadora. Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais.
A assistência da direção também foi aprimorada em relação à geração anterior: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. Outra qualidade do Novo Sandero Stepway é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar, confirmando sua vocação urbana.
Motor
O Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas. Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.
Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.