A Dafra lançou oficialmente o Cityclass 200i, com freios CBS de série, na noite desta quinta-feira (12/12) em São Paulo. Com a expectativa de seguir no rastro do sucesso de Citycom 300i e Maxsym 400i, o modelo custa R$ 9.390.
De olho em um nicho que segue crescendo no Brasil, na contramão do setor de motos, que está em queda, o presidente da Dafra, Creso Franco, declarou que a marca lançará mais scooters no país, sem detalhar quantos. Para 2015, a empresa prepara um novo scooter de entrada para substituir o Smart 125, que acaba de sair de linha.
Mas os planos do empresa para o segmento não param por aí: para o futuro também está previsto um modelo de alta cilindrada. Em 2013, durante o Salão de Milão, a SYM, fabricante de motos, afirmou que venderia o Maxsym 600i em parceria com a Dafra.
O modelo é uma versão com motor de maior cilindrada do Maxsym 400i. "Só vamos confirmar quais são os lançamentos no próximo ano, mas o Maxsym 600i é um grande produto", afirma Creso.
Por enquanto, o foco da marca será conquistar mercado com o Cityclass, concorrendo com o PCX 150, atual líder de vendas entre os scooters. Para 2015, a empresa pretende vender 3.300 unidades do modelo no Brasil. Objeto de grandes pretensões da Dafra, o scooter teve sua estreia adiada por problemas enfrentados pela fabricante no ano.
Em junho, um incêndio atingiu um galpão da empresa em Manaus, destruindo itens de muitas motos. Além disso, a empresa afirma que procurou abastecer as concessionárias já com peças do Cityclass para estoque para suportar as demandas junto com o início das vendas.
Rodas grandes e freios CBS
Entre os diferenciais oferecidos pelo Cityclass, estão as rodas "grandes" de 16 polegadas, maiores que as da maioria dos scooters e que trazem mais comodidade e segurança para rodar em pavimentos com irregularidades.
Embaixo do assento o veículo pode levar um capacete de qualquer tipo, mesmo dos maiores, garante a marca. Ainda existem porta-objetos logo abaixo do painel, com fechadura, e uma entrada USB para carregar a bateria de dispositivos eletrônicos. Para levar mais bagagem, existe a possibilidade de acoplar um baú em suporte traseiro, feito especialmente para isso.
Outro detalhe importante é o dispositivo CBS, de frenagem combinada, já presente de série no modelo. A presença do item antecipa a nova exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga a todas motos novas vendidas no Brasil a terem CBS ou ABS, dependendo da cilindrada, até 2019.
Com câmbio automático do tipo CVT, o modelo possui motor de 199,1 cc e 1 cilindro, com injeção eletrônica, que gera 13,86 cavalos de potência a 7.500 rpm e 1,41 kgfm de torque a 6.000 rpm. Os números são bem próximos ao do PCX, que tem motor menor, de 153 cc, e chega a 13,6 cv a 8.500 rpm e 1,42 kgfm a 5.250 rpm. No entanto, a Dafra afirma que a vantagem do motor maior estará nas retomadas.
Projeto é misto italiano, chinês e brasileiro
Ao contrário de outras motos da Dafra, que possuem parceiros específicos, o Cityclass utiliza componentes de diferentes empresas e é produzido pela marca em Manaus. Citycom e Maxsym, por exemplo, são frutos de projetos com a SYM, de Taiwan, enquanto a Riva 150 vem da chinesa Haojue.
De acordo com a marca brasileira, o projeto original é da italiana Garelli, mas passou por um processo de modificações de 22 meses para o mercado brasileiro, com a inserção de 150 melhorias, como os freios CBS, suspensões, painel digital, entrada USB e sensor de inclinação que desliga a moto ao cair.
FONTE: AutoEsporte