Depois de um grande tempo de espera, finalmente foi apresentado oficialmente o sucessor da 1ª geração do Honda NSX. Desenvolvido no departamento americano da marca nipónica, é com naturalidade que assistimos à sua apresentação no Salão de Detroit.
Caixa de dupla-embraiagem com 9 velocidades, motor V6 twin-turbo com mais de 550cv de potência, três motores elétricos (dois dedicados ao eixo dianteiro) e mais um sem fim de inovações tecnológicas que davam para encher um livro. São apenas algumas das premissas do novo Honda NSX, o sucessor do modelo que nos anos 90, que seu desenvolvimento contou com a participação do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Nesta nova etapa, o motor atmosférico V6 twin-turbo surge associado a três motores elétricos: dois na dianteira, responsáveis pela tração do respetivo eixo, e um na traseira (montado entre a caixa de velocidades e o motor) responsável por auxiliar o motor de combustão, inteiramente dedicado à tração das rodas traseiras.
Portanto, não há nenhuma ligação mecânica entre o eixo dianteiro, motor e eixo traseiro. A gestão da distribuição vetorial de binário fica entregue a um cérebro eletrónico que Honda apelida de Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive. Confuso mas certamente eficiente.
A Honda sabe muito bem o que está em jogo, e depois de anos e anos de espera os mais acérrimos amantes da marca não vão tolerar erros. É por isso que o novo NSX vem equipado com um chassi construídos integralmente nos materiais mais nobres, recorre a travões com pinças de seis pistões (quatro nas rodas traseiras) e discos em carbo-cerâmica. Entre outros detalhes que dentro em breve serão revelados.
Assista abaixo o vídeo oficial: