A Ferrari revelou nesta terça-feira (03/02), seu novo superesportivo, a nova 488 GTB. O modelo, que sucede a 458 Itália, tem novo pacote aerodinâmico, mais refinado, e o motor, de 3.9 litros V8 é biturbo o que resulta em 670 cavalos de potência e 77,5 mkgf de torque já disponíveis em 3.000 rpm.
A força da Ferrari pode ser traduzida em velocidade: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3 segundos, com o alcance dos 200 km/h em 8,3 segundos. A velocidade máxima é de mais de 330 km/h. Segundo a montadora italiana, isso permite ao 488 GTB fazer uma volta em sua pista particular de Fiorano em 1min23s. Com tração traseira, o esportivo ainda vem equipado com transmissão de dupla embreagem de sete marchas.
O sistema de transmissão conta com gerenciamento de torque variável, que entrega acelerações mais contínuas e administra a força para que não haja desperdício ou perda de controle. Já o sistema SSC2 traz uma atualização do controle de aceleração longitudinal na saída de curvas, e agora também trabalha com as suspensões ajustáveis em busca de maior estabilidade em manobras elaboradas. Para completar, o sistema de escapamento foi retrabalhado para garantir "uma trilha sonora completa, limpa e totalmente distinta".
Na aerodinâmica, o carro ganhou entradas de ar ainda maiores tanto no para-choque dianteiro quanto nas laterais da carroceria, além de um grande spoiler dianteiro que ajuda a criar maior pressão aerodinâmica que trabalha em conjunto com o difusor que possui flaps que são acionados automaticamente.
Nas medidas, a 488 GTB tem comprimento de 4,568 metros, largura de 1,952 m e altura de 1,213 m. Seu peso é de 1.370 quilos, o que resulta em uma proporção peso/potência de 2 kg/cv. A distribuição do peso é quase perfeita: 46,5% sobre o eixo dianteiro e 53,5% sobre o traseiro.
Por dentro as mudanças foram sutis com painel revisado e saídas de ar em ângulo, novos bancos esportivos e interface gráfica do sistema de entretenimento e informação. A Ferrari levará o modelo para ser apresentado ao público para o Salão de Genebra, na Suíça, em março. Uma versão Spider deve ser lançada por volta de setembro, já no Salão de Frankfurt.