A Yamaha amplia a família MT (Master of Torque) e lança no mercado brasileiro a MT-07. O público que já conta com a MT-09 desde o ano passado, agora passa a ter mais uma opção da marca dos três diapasões.
A MT-07 exibe força e linearidade com seus dois cilindros, proporcionando facilidade de pilotagem, graças ao excelente torque, resultando em agilidade, diversão e esportividade.
O compacto e potente motor, proporciona alta performance, enquanto o peso reduzido e a massa centralizada combinam perfeitamente, garantindo agilidade e facilidade na hora da pilotagem.
Tudo isso a um preço muito acessível. No Brasil, a MT-07 estará disponível em toda a rede de concessionárias Yamaha nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), Competition White (Branco) e Racing Red (Vermelho) com preço público sugerido de R$ 26.990,00 + frete na versão standard e R$ 28.490,00 + frete na versão com freios ABS.
Torque linear, motor compacto e leve
Desenvolvido especialmente para a MT-07, o motor DOHC quatro tempos com dois cilindros em linha, baseado na tecnologia Crossplane, conta com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, sendo 8 válvulas no total, e 689 cilindradas que alcançam 74,8 cv atingidos a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm.
O conceito Crossplane
Utilizado em outras motocicletas Yamaha, inclusive na motocicleta campeã do MotoGP, a M1 - foi pensado para melhorar o torque e entrega de potência do motor. O virabrequim conta com um ângulo de 270° o que cria um intervalo irregular nas explosões que movem os pistões, promovendo um movimento continuo em seus respectivos ciclos.
Isso cria um som característico e estimulante e, mais importante, soma os movimentos e inércia interna do motor para que o piloto experimente a força da combustão e a entrega do torque em cada uma das seis marchas do seu câmbio. Seu sistema de exaustão foi pensado para trazer excelente performance e centralização de massa, mantendo a motocicleta compacta e leve, com seus dois tubos, câmara e ponteira que emite um som agradável e instigante.
Design
Leve e potente é o que define o desenho da MT-07. Ela conta com apenas 179Kg na versão standard e 182kg na versão com ABS em ordem de marcha. O quadro de aço exclusivo foi projetado para ser leve, compacto, fino e ágil, contribuindo para um controle e pilotagem mais suave. O motor faz parte da estrutura do chassi, o que permite boa performance, redução de massa e consequente melhora no centro de gravidade e a posição de pilotagem.
A MT-07 foi desenhada levando em conta um conceito de duas linhas, uma superior, em que a motocicleta expressa a unidade entre piloto e máquina, e a inferior, aludindo à beleza funcional do seu conjunto mecânico de máximo torque e força.
Outro atributo que chama a atenção no modelo e é característico da família MT é o desenho em forma de “Z” formado pelas entradas de ar e a ponteira do escapamento.
O chassi
Aliado à distância entre eixos de apenas 1400mm, suas rodas chamativas de alumínio com aros de dez pontas e seu sistema de suspensões - contribuem para uma motocicleta de fácil dirigibilidade, ágil para o trânsito do dia-a-dia e com um conjunto que agrada aos olhos.
A suspensão traseira é do tipo Monocross com link progressivo com 130mm de curso, o que deixa a motocicleta mais leve e compacta, dispensando o uso de outras peças. O amortecedor é posicionado em alinhamento quase horizontal. Essa posição única contribui com a centralização de massa e uma estrutura mais estreita. A MT-07 conta com nove posições de ajustes permitindo ao piloto uma configuração ideal para a condução do modelo.
A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com as mesas em alumínio, 130mm de curso e 35mm de diâmetro interno. O conjunto também contribui para a leveza da motocicleta, mais agilidade e design compacto. Isso torna a motocicleta mais estável mesmo em pisos irregulares. Seu assento, com 805mm de altura, bipartido em dois níveis, oferece jornadas agradáveis ao piloto e garupa.
O tanque de 14 litros é protegido por uma carenagem especial colaborando também para tornar a motocicleta mais leve.
Freios e elétrica
O sistema de freios da MT-07, tanto na versão STD quando a ABS, conta com dois discos flutuantes de 282mm e 4 pistões hidráulicos em cada pinça na roda dianteira e um disco de 245mm na traseira.
O painel da MT-07 é completo e exclusivo. Com display em LCD e iluminado por LEDs, totalmente digital, conta com relógio, indicadores de marcha e combustível; outro destaque é o conta giros em barras entre 4.000 a 8.000 rpm indica, além da rotação, a faixa de maior torque. Ainda tem, odômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, odômetro parcial de reserva de combustível, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo de maneira eficiente o combustível considerando rotação do motor, ângulo de abertura da borboleta, velocidade da motocicleta e marcha.
Com o conjunto ótico, sendo, o da frente compacto e multi-refletor e a lanterna traseira em LED, expressa uma aparência elegante, leve e moderna. No guidão, o botão de partida é inovador e igual ao da MT-09, seus retrovisores são angulados e o sinalizador de farol alto em formato de gatilho.
Acessórios
A linha de Acessórios Originais Yamaha da MT-07, foi desenvolvida especialmente para combinar com o design da motocicleta, aliando esportividade, conforto e proteção.
A nova coleção Lifestyle MT, inspirada no tema “Dark Side of Japan”, apresenta uma gama de vestuário ideal para os pilotos desta máquina, como as jaquetas MT-Techno, MT-Tattoo e as luvas MT, além da série casual street wear que inclui uma blusa com capuz, camiseta, bandana, chaveiros do emblema e da jaqueta MT, além de bonés e capas para smartphones, tudo caracterizado com o design MT-Tattoo.
FICHA TÉCNICA YAMAHA MT-07 e MT-07 ABS |
Comprimento total (mm) | 2.085 |
Largura total (mm) | 745 |
Altura total (mm) | 1.090 |
Altura do assento (mm) | 805 |
Altura mínima do solo (mm) | 140 |
Peso seco* (kg) | 164 / 167 (ABS) |
Peso líquido**(kg) | 179 / 182 (ABS) |
PBT***(kg) | 355 |
Raio mínimo de giro (mm) | 2.700 |
Distância entre eixos (mm) | 1.400 |
Motor | DOHC 8 válvulas |
| Refrigeração Líquida |
| 4 Tempos |
Cilindradas (cm³) | 689 |
Quantidade de cilindros | 2 |
Diâmetro X curso (mm) | 80x68,6 |
Taxa de compressão | 11.5:1 |
Torque máximo (kgf.m/rpm) | 6,9 / 6.500 |
Potência máxima (cv/rpm) | 74,8 / 9.000 |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter Úmido |
Capacidade de óleo do motor (L) | 3 |
Tipo de combustível | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) | 14 (2,7L) |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Sistema de ignição | TCI |
Bateria | 12V 8,6 Ah |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Embreagem | Multi-disco |
| Úmida |
Câmbio | 6 velocidades |
Tipo de chassi | Diamante |
Ângulo de caster | 24º 50' |
Trail (mm) | 90 |
Pneu dianteiro | BRIDGESTONE 120/70 ZR 17M/C (58W) |
Pneu traseiro | BRIDGESTONE 180/55 ZR 17M/C (73W) |
Ø do freio dianteiro | 282 |
Ø do freio traseiro (mm) | 245 |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross com link |
Curso da suspensão diant.(mm) | 130 |
Curso da roda tras. (mm) | 130 |