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13/02/2015
Veja o que significa alta octanagem no combustível
Gasolina com mais octanas geralmente tem efeitos em veículos de maior cilindrada.
 
   
 
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Octanagem é uma daquelas palavras estranhas quando se fala em gasolina. Mas você sabe o que isso significa? Vale a pena colocar um combustível com alta octanagem no carro?

Primeiro, vamos entender o que é esse termo. Octanagem é a medida de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor. Ou seja, é a capacidade que ele tem de resistir, em mistura com o ar, ao aumento de pressão e de temperatura  sem detonar (isso sem que a faísca de vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição). Quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação. Assim, com maior octanagem é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão.

No Brasil as gasolinas comum e aditivada têm 87 octanas (pelo método IAD – índice anti detonante). As gasolinas premium têm maior octanagem, geralmente 91 octanas. Só que o combustível com mais octanagem somente terá efeito prático nos carros com alta taxa de compressão e potentes, como os esportivos de luxo que podem alcançar velocidade superior a 200 km/h.

Se seu carro é comum, desses modelos 1.0 ou 1.6 onde o sensor apenas processa o retardo da centelha, e colocar a gasolina com mais octanagem, não vai notar diferença nenhuma. Dos veículos à gasolina que rodam no Brasil poucos sofrem a influência do combustível com alta octanagem. Porém, os manuais de proprietário de algumas marcas de veículos com motores de maior cilindrada recomendam o uso de gasolina premium, de 91 octanas (ou até mais), para que os motores possam apresentar um desempenho maior.

Sem relação com a qualidade
Os carros trazem no manual do proprietário qual a octanagem mínima da gasolina para funcionar sem problema. Nos automóveis vendidos no Brasil, geralmente essa definição é de 87 octanas, medida encontrada na comum e na aditivada. Gasolina que contenha octanagem maior do que a mínima pode ser usada. Mas os efeitos práticos poderão ser quase nulos e você estará pagando mais por isso porque a gasolina diferenciada, com mais octanas, é mais cara.

Vale lembrar que alta octanagem nada tem a ver com a qualidade do combustível. Por isso, não se deixe influenciar pela conversa de que a gasolina com mais octanas “é melhor para o motor do carro”. A qualidade do combustível, sim, está ligada ao processo de produção e armazenamento. No caso das aditivadas, também tem relação com a fórmula específica de cada marca.

Caso você tenha dúvida se seu carro precisa ou não da gasolina com mais octanagem, leia o manual do proprietário. Se for necessário, isto estará escrito lá.








 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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