A Volkswagen apresenta no Brasil a linha 2015 do SUV Touareg, com a reestilização apresentada na Europa em abril do ano passado. Os faróis ficam maiores e mais horizontais, as entradas de ar contam com quatro frisos cromados (elementos que também estão nos para-choques e na porção inferior das laterais) e lanternas com novo estilo interno. A versão V6 traz rodas de liga leve aro 19'' “Salvador” com pneus 265/50, enquanto o modelo V8 R-Line conta com as rodas “Tarragona” de 20 polegadas (275/45. Nas duas versões, foram adotados pneus de menor resistência à rolagem).
O Touareg ganha recursos como Multicollision Brake (freia sem intervenção do motorista após um acidente, evitando colisões secundárias, até chegar a 10 km/h), Pro Active (pre-tensionadores dos cintos dianteiros e fechamento automático das janelas e teto solar) e faróis bi-xenônio, que se somam a itens como suspensão a ar (na versão R-Line), controle automático de velocidade e de distância (ACC) com Front Assist e City Emergency Brake (frenagem de emergência em baixas velocidades). Por dentro, o SUV ganha novos botões giratórios do ar-condicionado, regulagem da suspensão, sistema de entretenimento e regulagem dos espelhos, além de iluminação branca dos controles (antes era vermelha) e frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle.
A versão V6 traz o motor 3.6 FSI de 280 cavalos a 6200 rpm e torque de 37 kgfm a 2900 rpm. O câmbio é o automático Tiptronic de 8 marchas - segundo a VW, o Touareg V6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança velocidade máxima de 228 km/h. De série, conta com faróis bi-xenônio, tração integral 4MOTION, volante multifuncional, central multimídia RNS 850 com GPS integrado e tela sensível ao toque, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de temperatura, direção hidráulica, controle eletrônico de estabilidade (ESC) com estabilizador de reboque, detector de fadiga (nota a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo de cinco segundos, acompanhado de uma mensagem virtual no quadro de instrumentos, recomendando que pare para descansar - e caso não pare após 15 minutos, o aviso é repetido).
Já o Touareg R-Line vem com ar-condicionado com quatro zonas de temperatura, soleiras das portas com o logotipo da versão, pedaleiras de aço inoxidável, janelas traseiras escurecidas, apliques em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa em dois tons), Area View (visão de 360° para manobras), sistema de som premium Dynaudio, central multimídia RNS 850 com DVD player, comandos de voz, tela sensível ao toque de oito polegadas, mapas em três dimensões, disco rígido de 60 gigabytes (18 deles reservados para armazenagem de músicas e vídeos), memórias RAM e Flash de 256 MB e Side Assist (dois radares posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos). O motor é o 4.2 V8 FSI de 360 cavalos, e transmissão, automática Tiptronic de oito marchas Tiptronic. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos - desempenho louvável para um SUV de 2075 quilos - e alcança 245 km/h em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões de poluentes em velocidade de cruzeiro.
O Touareg será oferecido em doze cores: Branco Puro e Preto Ninja (sólidas), Prata Sargas, Prata Tungstenio, Cinza Canyon, Cinza Dark Canyon (metálicas), Preto Mystic, Branco Oryx e Azul Moonlight (perolizadas) e Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro (novas cores). A garantia total é de 3 anos.