O novo Jeep Grand Cherokee Laredo está mais possante e conta com novo motor 2,7 turbodiesel com sistema de duto único (common rail - sistema de injeção que tem um conduto comum que leva o combustível ao motor com uma pressão elevada), produzido pela Mercedes-Benz e que equipa os carros das Classes C e E, além do utilitário Classe M.
Esse novo motor propicia 23 cv e 16 Nm a mais de torque que o motor anterior, chegando a 163 cv de potência. Também gera, segundo a fábrica, um ganho de consumo de 16%, tornando o Grand Cherokee Laredo 2.7 o mais econômico de sua categoria. Atinge velocidade máxima de 182 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, 2,5 segundos mais rápido que a versão turbo antiga.
O motor oferece maior rendimento e menos consumo, o seu nível de ruído é baixíssimo. O modelo ainda oferece um sistema de tração permanente nas quatro rodas com caixa de transferência Quadra-Trac II, que apresenta como grande inovação um diferencial central de acionamento hidraúlico.
O novo Grand Cherokee Laredo não sofreu alterações externas e conta com muito conforto. Possui airbags frontais e laterais dianteiros e traseiros, barras de proteção lateral nas portas, iluminação na cabine que acende sozinha em caso de colisão, EBD, sistema antitravamento ABS e discos nas quatro rodas. Seu preço é elevado: R$ 162.575,00.