A Honda acaba de lançar oficialmente o SUV compacto HR-V no Brasil e sua venda começa a partir de 20 de março. Feito com um misto de peças de outros carros da marca, como a base e o câmbio do Fit e o motor do Civic, o utilitário terá páreo duro para enfrentar não somente concorrentes já estabelecidos no mercado (Renault Duster e Ford EcoSport), como também o Jeep Renegade. O objetivo da Honda é chegar às 50 mil unidades comercializadas até o final de 2015, o que colocaria HR-V no topo entre os carros mais populares da Honda brasileira.
A carroceria remete ao estilo coupé esportivo e conta com LEDs nas lanternas e luzes de freios traseiras. As versões EX e EXL, por sinal, trazem luzes indicadoras de direção nos retrovisores. A primeira também oferece retrovisores com rebatimento elétrico, além da função TiltDown, que se ajusta automaticamente quando a marcha ré é engatada.
A esportividade também está presente na cabine, cujo console elevado e os ajustes de altura da coluna de direção, assim como do banco do motorista, transmitem a sensação de cockpit. Em termos de capacidade de carga, o porta-malas do HR-V comporta até 437. Vale lembrar que a versão EXL conta com bancos em couro, ar-condicionado digital e monitor touch screen de sete polegadas com sistema multimídia.
Dentre as principais funcionalidades estão: Sistema HFT (Hands Free Telephone), que permite ao motorista atender chamadas sem tirar as mãos do volante; sistema Brake Hold, indicado para saídas em pisos inclinados; controle de tração e estabilidade; sistema auxílio de direção; assistente de partida em rampa, entre outros.
Em todas as versões, o HR-V é equipado com motor 1.8 V-TEC flexível, oferecendo 140 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 139 cv se municiado com etanol, sem tanquinho auxiliar para partida a frio. Apenas a versão de entrada LX traz câmbio manual, de seis velocidades. A própria LX, a EX e a EXL recebem transmissão CVT de sete velocidades, sendo que a de topo de linha traz borboletas para troca de marchas.
A marca ainda oferece um pacote de personalização com até 30 itens, como grade dianteira cromada, pedais esportivos, suporte para bicicletas, dentre outros. Para a versão LX manual, estão presentes rodas de 17 polegadas com calota; para as demais, as rodas são de liga-leve.
Confira os preços da linha do Honda HR-V:
LX manual: R$ 69.900
LX CVT: R$ 75.400
EX CVT: R$ 80.400
EXL CVT: R$ 88.700