O Ford EcoSport líder do segmento passará por uma reestilização até o início de 2016. O crossover adotará um aspecto robusto e isso deixará visualmente mais atraente para combater a concorrência do Honda HR-V e o Jeep Renegade, porém a inspiração vem do Ford Edge, que chega no Brasil até o segundo semestre de 2015.
A inspiração virá da grade junto ao capô e faróis, estilo que também será aplicado na Ranger. Ficar mais crossover não significa abandonar trejeitos, como o estepe dependurado na porta traseira. Embora a mudança seja cogitada para outros mercados, por aqui o pneu suplementar permanece onde está.
No interior, mudam funcionalidades e detalhes de acabamento. Além de uma versão mais moderna do Sync, incluindo uma central sensível ao toque mais acessível, o painel ostentará quadro mais legível e comandos menos complicados. Ficará mais enxuto, seguindo o feito do Ford Focus reestilizado, cujo lançamento está previsto para maio.
Novo motor
As novidades não serão apenas estéticas. O crossover terá uma nova opção de motor 1.5. Diferentemente do que a litragem leva a crer, não se trata do já conhecido Sigma derivado do 1.6 e sim uma nova geração de motores. Com apenas três cilindros para reduzir atrito e outras perdas mecânicas, o motorzinho vai gerar cerca de 130 cv, potência o suficiente para rivalizar com o 1.6 Sigma usado no New Fiesta, que conta com 130 cv contra 115 cv da versão usada atualmente no EcoSport.
Junto com o novo motor, podemos esperar pelo câmbio de dupla embreagem Powershift em uma versão mais acessível. Atualmente, a caixa automática é oferecida apenas com o motor 2.0 Duratec de 148 cv. Falando nele, o propulsor pode ganhar injeção direta como no Focus para gerar mais 30 cv. Em uma versão mais equipada, o jipinho estará na medida para concorrer com os novos rivais, todos oferecidos em uma ampla gama de versões.
FONTE: Auto Esporte