A Opel apresentou o novo Astra 2016, que será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro. O modelo ficou mais leve e compacto, apesar de ser cinco centímetros mais curto e ter distância entre-eixos dois centímetros menor do que seu antecessor, o Astra tem 35 milímetros a mais de espaço para as pernas dos ocupantes de trás. Sua carroceria, aliás, está 20% mais leve e o chassi pesa 50 quilos a menos, graças ao uso de estruturas de subchassis e metais de baixo peso.
O hatchback tem linhas modernas e esportivas, com uma linha de cintura ascendente e uma série de vincos nas laterais. Com o interior mais elegante, o painel central traz uma tela sensível ao toque InterlliLink compatível com o Android Auto, do Google, e o CarPlay, da Apple. O painel de instrumentos também foi substituído por um display digital. Além disso, o modelo conta de série de itens que inclui alerta de mudança de faixa, botão start/stop, identificação de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, assistência de estacionamento, alerta de pontos cegos, bancos com ajustes elétricos, massageadores e câmera de ré e volante multifuncional revestido em couro.
Em relação à motorização, o carro oferece as opções 1.0 Ecotec Turbo de 105 cv, 1.4 Ecotec Turbo com 145 cv, 1.6 CDTI diesel com 95 cv e 1.6 Ecotec Turbo de 200 cv. O Astra 2016 possui um novo sistema de faróis adaptativos capazes de identificar objetos de 30 a 40 centímetros mais cedo do que as lâmpadas halógenas ou de xenon viajando a 80 km/h.