A BMW acaba de lançar sua segunda geração do X1. O utilitário esportivo deve começar a ser vendido no mercado alemão em outubro deste ano, logo após sua apresentação ao público no Salão de Frankfurt, em setembro. Por aqui, o veículo é esperado para meados de 2016 e deve ser produzido na planta da marca em Araquari (SC).
Logo de cara o novo BMW X1 2016 mostra linhas mais esportivas, em sintonia com os últimos lançamentos da fabricante alemã. O destaque fica por conta dos faróis espichados, com tecnologia full-LED, novos para-choques dianteiro e traseiro, grade proeminente, vincos marcantes nas laterais, lanternas com LED na traseira, linha do teto mais refinada e completada com aerofólio sobre a tampa do porta-malas. Como acabamento, será possível escolher três opções: Sport, xLine e M Sport, sendo o último completado com pacote aerodinâmico mais desenvolvido e com rodas de 18 polegadas.
No interior, o M Sport tem ainda bancos esportivos com estofamento de Alcântara, detalhes em alumínio e azul fosco. Na versão mais básica, o X1 tem bancos de tecido, detalhes em prata e preto brilhante. Todos vêm equipados com sistema de entretenimento e informação com tela de 6,5 polegadas no centro do painel.
Entre as opções de tecnologia e segurança estão heads-up display para o motorista, piloto automático, alarme de mudança involuntária de faixas, assistente de trânsito congestionado e alarme de colisão e de pedestres com freio que pode ser acionado automaticamente para evitar um acidente. No lançamento, serão cinco opções de motorização.
Todos são derivados de blocos 2.0 de quatro cilindros, porém três a diesel, com desempenho de 150 cv e 33,65 mkgf de torque, 190 cv e 40,79 mkgf de torque e 231 cv e 45,89 mkgf de torque, e dois a gasolina, gerando 192 cv e 28,55 mkgf de torque e 231 cv e 35,69 mkgf de torque.
A BMW também fez um amplo trabalho para reduzir o peso do carro, sem alterar a rigidez da carroceria. Para isso, uma boa dose de alumínio e aços de alta resistência foram empregados na estrutura no novo X1. Segundo a marca, a versão de entrada a diesel ficou até 135 kg, marcando na balança 1.430 Kg.
A marca alemã confirma que, mais para frente, duas versões de entrada terão motor 1.5 litro de três cilindros. A X1 sDrive16d com 116 cv e a X1 sDrive 18i com 136 cv. Dependendo de qual motor escolhido pelo dono, a transmissão será manual de seis marchas ou Steptronic de oito velocidades. Por padrão, o X1 terá tração dianteira, mas integral será opcional nas versões mais luxuosas.