A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT350 terá o motor naturalmente aspirado de série mais potente da história da marca, o V8 5.2, com 533 cv e torque de 59,3 kgfm. O esportivo chega ao mercado dos Estados Unidos no final do ano junto com a versão GT350R, também equipada com o novo motor.
"O programa do Shelby GT350 começou com um objetivo claro – criar o Mustang de série mais equilibrado, ágil e emocionante já produzido", diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance. "Todas as mudanças que fizemos nesse carro foram voltadas para os requisitos funcionais de um motor poderoso. Esse V8 5.2 naturalmente aspirado com virabrequim de perfil plano e alta rotação atende todas as metas que estabelecemos – alta potência, ampla curva de torque, resposta agressiva do acelerador e baixo peso."
O novo V8 5.2 é não só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford em todos os tempos, mas também o mais eficiente em termos de potência específica. Sem turbo ou sobrealimentação, ele gera 103 cv por litro. É também o motor de giro mais alto da história Ford ¬– com zona vermelha em 8.250 rpm.
Diferentemente dos motores V8 tradicionais, o novo 5.2 utiliza um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida. O projeto do novo motor foi otimizado com ferramentas de design por computador e simulações de desempenho totalmente digitais. Milhões de configurações de entrada de ar e de escape foram testadas para chegar à combinação ideal.
Respiração e potência
Nos motores V8 tradicionais com virabrequim de perfil cruzado, quando se alinha a visão ao eixo, as suas seções formam uma "cruz" com ângulos de 90 graus. No novo Ford V8 5.2, as seções do eixo são dispostas em 180 graus – formando uma linha reta de contrapesos quando vistas do mesmo ponto.
Além de mudar o som característico dos motores V8, o virabrequim de perfil plano ajuda a melhorar a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna os dois bancos de cilindros. Isso melhora muito a respiração do motor e, assim, gera mais potência.
O resultado disso tudo no novo V8 5.2 – além de um ronco delicioso e exclusivo – são 533 cv de potência a 7.500 rpm e 59,3 kgfm de torque a 4.750 rpm. Ainda mais impressionante é a flexibilidade de calibração do motor em uma faixa de potência excepcionalmente ampla. Ele gera 90% do torque máximo em cerca de 3.450 rpm até 7.000 rpm, com uma faixa de cerca de 3.000 rpm entre os picos de torque e potência para ser trabalhada nas pistas.
Tanto no Shelby GT350 como no Shelby GT350R, o novo V8 vem equipado exclusivamente com transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada especialmente para alta rotação. Ela tem carcaça leve de alumínio fundido, dupla embreagem e volante de massa dupla, otimizados para redução do peso e inércia.
Outros aspectos do novo V8, cujo deslocamento real é de 5.163 centímetros cúbicos, incluem uma arquitetura ligeiramente “oversquare” (em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso), de 94x93 milímetros, e taxa de compressão de 12,0:1. Tanto as válvulas de admissão como de escape têm uma elevação massiva de 14 milímetros. O corpo do acelerador, de ação rápida e com 87 milímetros – o maior já usado em um motor Ford – abastece o motor de ar.
O bloco de alumínio, exclusivo e produzido com uma tecnologia de plasma patenteada da Ford, reduz ainda mais o peso do motor.
"Um Mustang tão excepcional como o Shelby GT350 merece um motor igualmente extraordinário", diz Dave Pericak, diretor da Ford Performance. "O novo V8 5.2 naturalmente aspirado se encaixa perfeitamente na dinâmica equilibrada do Shelby GT350 e acreditamos que se tornará um ícone de desempenho."