NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
24/06/2015
Cuidados com a bateria durante o inverno
Dicas para evitar panes elétricas durante período de baixas temperaturas.
 
   
 
+ veja mais fotos

O inverno é o período do ano em que mais ocorre panes elétricas, atingindo um índice médio de reposição de baterias 20% maior do que as outras estações. Apesar de carregar a fama, as “falhas” têm origem ainda no verão quando há o desgaste gerado pelas altas temperaturas. O clima frio apenas agrava o estado do material por conta do aumento da densidade dos componentes líquidos. Para não ficar “sem energia” durante o inverno, recomenda-se a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e prolongar a vida útil do equipamento.

Veja as dicas:

• Faça um teste funcional para identificar a vida útil da bateria e garantir que o alternador está realizando a recarga corretamente. Este teste é rápido e pode ser feito por um profissional especializado.

• Antes de dar a partida no veículo, certifique-se de que todos os equipamentos elétricos estejam desligados, por exemplo: rádio, ar condicionado, etc.

• Após dar a partida, permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida.

• Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento.

• Não deixe o rádio ligado quando o carro estiver desligado.

• Em um congestionamento, dê preferência ao uso do freio de mão. Pisar no freio em marcha lenta, sucessivamente, exige mais da bateria.

• Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos em trânsito.

•Faça revisões periódicas.


 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.