A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa feita pelo motorista e um mecânico. É importante conhecer um pouco de cada parte e função do carro, por exemplo, limite de velocidade, segurança, pressão, o rodízio de pneus (que não é aconselhável), estepes, calibragem e balanceamento.
O pneu não é só um componente importante para o transporte, mas essencial à segurança. O item é fabricado para atender os hábitos de consumo, as condições climáticas e as características do sistema viário existente em cada país.
Outro fator importante dos pneus são as informações nas laterais, dados imprescindíveis para controle do consumidor quanto à origem do pneu (data de fabricação, tipo de pneu, nome do fabricante, entre outros).
Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm é recomendado que sejam substituídos. A profundidade mínima é indicada por triângulos na lateral do pneu e também por um marcador de desgaste chamado de TWI (Tire Wear Indicator), conforme exibido na imagem. Quando o desgaste atingir esses indicadores, é o momento da troca.
Checar as pressões dos pneus e manter os valores indicados no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.
A calibragem deve ser efetuada com os pneus frios. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Alinhamento e balanceamento dos pneus são essenciais para obter melhor dirigibilidade em retas e curvas. Além de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, lembre-se que deve prestar atenção à presença de chave de roda.
Importante:
• Variação de velocidade
• Resistência à temperatura
• Tamanho do pneu
• Data de fabricação - DOT
• Máxima pressão de enchimento - PSI
• Tração
• Desgaste
• Máxima capacidade de carga por pneu