NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
22/07/2015
Descobra o momento certo para trocar os pneus
Rodízio de pneus, pressão e velocidade são assuntos que precisam de atenção especial.
 
   
 
+ veja mais fotos

A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa feita pelo motorista e um mecânico. É importante conhecer um pouco de cada parte e função do carro, por exemplo, limite de velocidade, segurança, pressão, o rodízio de pneus (que não é aconselhável), estepes, calibragem e balanceamento.

O pneu não é só um componente importante para o transporte, mas essencial à segurança. O item é fabricado para atender os hábitos de consumo, as condições climáticas e as características do sistema viário existente em cada país.

Outro fator importante dos pneus são as informações nas laterais, dados imprescindíveis para controle do consumidor quanto à origem do pneu (data de fabricação, tipo de pneu, nome do fabricante, entre outros).

Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm é recomendado que sejam substituídos. A profundidade mínima é indicada por triângulos na lateral do pneu e também por um marcador de desgaste chamado de TWI (Tire Wear Indicator), conforme exibido na imagem. Quando o desgaste atingir esses indicadores, é o momento da troca.

Checar as pressões dos pneus e manter os valores indicados no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.

A calibragem deve ser efetuada com os pneus frios. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Alinhamento e balanceamento dos pneus são essenciais para obter melhor dirigibilidade em retas e curvas. Além de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, lembre-se que deve prestar atenção à presença de chave de roda.

Importante: 

• Variação de velocidade
• Resistência à temperatura
• Tamanho do pneu
• Data de fabricação - DOT
• Máxima pressão de enchimento - PSI
• Tração
• Desgaste
• Máxima capacidade de carga por pneu



 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.