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19/08/2015
Chevrolet S10 High Country exibe estilo exclusivo
Nova versão ocupa o topo da gama, sem perder força e utilidade. |
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Fonte: Sorocaba.com
Recentemente, a Chevrolet apresentou a linha 2016 da sua picape média S10. Com as novidades, a picape da Chevrolet se consolidou como a picape com mais versões e configurações de todo o mercado brasileiro. Assim, dificilmente um cliente não encontrará uma S10 que atenda suas necessidades de trabalho, lazer, uso cotidiano ou aventureiro. Nessa matéria, trazemos uma avaliação da S10 High Country.
Essa versão é indicada para quem não abre mão do luxo, conforto e sofisticação, mas precisa de alta capacidade para alcançar áreas de difícil acesso. No caso da High Country, o câmbio é sempre automático de seis marchas, com motor turbo-diesel. O cenário ideal para essa picape, são aqueles clientes que trabalham com agronegócio, ou ainda no setor de construção, sempre em regiões bem afastadas e de difícil acesso. A High Country a picape ideal para o diretor ou proprietário da empresa (ou fazenda) que opera o negócio.
Apresentada como conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, a S10 High Country agora é a versão topo de linha, posicionada acima da versão LTZ. A picape recebeu faróis em cromo escurecido com projetor, aplique no para-choque dianteiro, estribos laterais, rodas aro 18 com superfície usinada, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um diferenciado Santo Antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma inédita capota marítima. Lanternas em LED, maçaneta da tampa traseira cromada e rack de teto com barras longitudinais e transversais completam a lista de destaques externos.
Evoluções
Recentemente, o interior da S10 recebeu mudanças com reforços no isolamento acústico da cabine, utilização de acabamento mais primoroso com a adoção de novos materiais, além de equipamentos de série adicionais.
O interior da picape traz o mesmo nível de sofisticação já visto no SUV Trailblazer. Os bancos têm forração em dois tons (marrom Brownstone e preto Jet Black), costura pespontada e descansa braço traseiro. Já o assento do motorista conta com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto.
Assim, cada vez mais, as picapes médias estão mais parecidas com os automóveis, no que se refere ao conforto percebido. O interior tem bom acabamento, com peças bem encaixadas. Praticamente não se percebem ruídos provenientes do acabamento. Outros detalhes lembram o interior de um automóvel. Um dos detalhes que reforça essa ideia são os cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura (os traseiros são fixos). Outra facilidade é o porta-luvas duplo, mesmo com a presença do air-bag do passageiro.
Espaço não falta no interior. Existem diversos porta-objetos (na cabine dupla são 26). O que mais chama a atenção é um que fica logo acima do rádio e serve para guardar documentos e carteiras. E os mais atentos, ainda vão encontrar uma pequena prateleira (sem tampa) sob o volante. Porta-copos não faltam. Na frente são quatro (dois no console e mais dois nas extremidades do painel, abaixo da saída de ventilação) e no banco traseiro mais dois, no fim do console central. O banco traseiro, ainda pode dar espaço para mais carga. Os assentos podem ser rebatidos verticalmente, permitindo colocar mais carga diretamente sob o assoalho do carro.
Motor turbo diesel muito potente
A S10 High Country está disponível apenas com motor 4 cilindros turbo-diesel CTDi de 2.8 litros. Esse motor entrega 200 cavalos de potência a 3.600 rpm. Com isso, a S10 mantém-se como a picape nacional mais forte do mercado. Fato curioso, que o torque máximo varia de acordo com o tipo de câmbio. Com câmbio automático de seis marchas, o torque máximo é de 51 kgfm a 2.000 rpm (vale ressaltar que 90% deste valor já está disponível a 1.700 rpm).
Desempenho
O desempenho é bom. Com o câmbio automático de seis marchas, são necessários 10,5 segundos para se chegar à 100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h, limitada eletronicamente (tanto por questão de segurança, como limitação dos pneus).
Suspensão
Um típico problema das picapes médias são as suspensões duras e desconfortáveis para os passageiros (ainda mais terrível para quem viaja no banco traseiro, no caso de cabine dupla). E aqui é outro ponto onde a S10 agrada. Evidente que não se pode comparar ao conforto de um sedan. Mas a S10 consegue entregar um nível de conforto, que vai agradar inclusive pessoas acostumas a um padrão de automóvel. Diferente de alguns concorrentes que maltratam seus ocupantes todo tempo, o modelo da Chevrolet só traz a lembrança de se estar a bordo de uma picape, ao atravessar ruas esburacadas ou rodovias com em má conservação. Ainda sim, a S10 mostra-se melhor que a média da categoria.
Tração 4x4
O sistema de tração da S10 contempla o acionamento por controle eletrônico e inclui a opção da reduzida. Essa é a mesma tração que equipa as versões flex e diesel das picapes S10. Assim, do ponto de vista de mobilidade, a S10 4x4 não tem qualquer limitante para conseguir fazer as mesmas coisas que os 4x4 mais aventureiros do mercado.
Quem já precisou enfrentar em complicado atoleiro, ou rebocar algo muito pesado, ou ainda subir e descer rampas realmente inclinadas, não terá problemas com a versão High Country. Com uma altura de 23 centímetros em relação ao solo, ela tem ângulo de passagem de 25,7º, e um elevado ângulo de entrada com 31 graus. Já o de saída, conta apenas com 17 graus.
Equipamentos
A High Country é a S10 mais equipada da gama. Ela traz sistema de freio, que utiliza discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Todas as versões da S10 trazem de série ABS com EBD e CBC. A partir da versão LTZ (incluindo a High Country) contam com controles de tração e estabilidade e ROP (Roll Over Prevention). Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança. Completa a relação, o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
Todos os demais itens de conforto são os mesmos existentes na versão LTZ. Entre eles estão: ar-condicionado digital, computador de bordo, volante multifuncional, sensor de estacionamento, controle de cruzeiro (cruise control) e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS, DVD e câmera de ré integrados.
Cores e preço
Em relação às cores, a S10 High Country traz como novidade o Vermelho Chili, que destaca ainda mais a versão. Há ainda mais quatro opções: Branco Summit, Cinza Cyclone, Preto Carbon Flash e a nova Cinza Graphite. Na prática a versão High Country é para o cliente que busca por uma maior diferenciação no visual externo e um pouco mais de requinte no acabamento interno. A versão High Country tem preço sugerido de R$ 163.800.
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