Fonte: Sorocaba.com
O famoso Golf GTI celebrará seus 40 anos no início de
2016. Para marcar esse evento, a Volkswagen alemã preparou uma edição especial
do modelo. Trata-se do Golf GTI Clubsport.
Essa versão especial será exibida na 66ª edição do Salão
Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27
deste mês. Essa versão entrará para a história como o mais poderoso GTI já
produzido, no mundo. Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de
edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos
do GTI.
O motor 2,0 litros TSI, com injeção direta de combustível
e turbocompressor do GTI Clubsport desenvolve potência de 265 cv, 45 cv de
acréscimo em relação ao GTI vendido no Brasil. E por um curto período de tempo (até
10 segundos) o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente 10% para
mais de 290 cv, por meio da função overboost. Para isso, bastar pisar fundo no
acelerador, até o fim do curso (kick down).
O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6
segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a
transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos.
A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h.
A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência
e modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. O Golf GTI Clubsport
é pintado na cor “Oryx White” (há outras cores disponíveis) e o teto é pintado
em preto.
Os designers da Volkswagen criaram novo para-choque
dianteiro, além de novos apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e
exclusivas rodas de liga leve forjadas para a versão de aniversário. Essas
características destacam a edição comemorativa em relação à família GTI.
Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI
Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração
era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda
dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Essa faixa está presente na
edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a
inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo
defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas,
desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu
potencial em desempenho.
A versão de aniversário é equipada de fábrica com rodas forjadas
de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam nas laterais as
capas de retrovisores em preto brilhante.
O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente
e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto
brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção
inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo
difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de
escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das
saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes
escurecidas.
O interior traz detalhes como revestimento dos bancos em
tecido xadrez (com costura vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola
de golfe. Foram acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os
bancos do tipo “concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em
vermelho nos cintos de segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40”
no painel, console central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais
exclusiva.
O volante possui revestimento em Alcantara (além do
emblema GTI, costura vermelha e marcação central). Os tapetes também são
exclusivos e possuem detalhes vermelhos, assim como as placas nas soleiras das
portas.
Entretanto, essa versão especial do GTI, não estará
disponível no mercado brasileiro.