NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
14/09/2015
Golf GTI Clubsport no aniversário de 40 anos
Edição especial será exibida no Salão de Frankfurt, com potência máxima de 265 cv.
 
   
 
+ veja mais fotos

Fonte: Sorocaba.com

O famoso Golf GTI celebrará seus 40 anos no início de 2016. Para marcar esse evento, a Volkswagen alemã preparou uma edição especial do modelo. Trata-se do Golf GTI Clubsport.

Essa versão especial será exibida na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês. Essa versão entrará para a história como o mais poderoso GTI já produzido, no mundo. Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos do GTI.

O motor 2,0 litros TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor do GTI Clubsport desenvolve potência de 265 cv, 45 cv de acréscimo em relação ao GTI vendido no Brasil. E por um curto período de tempo (até 10 segundos) o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente 10% para mais de 290 cv, por meio da função overboost. Para isso, bastar pisar fundo no acelerador, até o fim do curso (kick down).

O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos. A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h.

A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência e modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. O Golf GTI Clubsport é pintado na cor “Oryx White” (há outras cores disponíveis) e o teto é pintado em preto.

Os designers da Volkswagen criaram novo para-choque dianteiro, além de novos apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e exclusivas rodas de liga leve forjadas para a versão de aniversário. Essas características destacam a edição comemorativa em relação à família GTI.

Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Essa faixa está presente na edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas, desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu potencial em desempenho.

A versão de aniversário é equipada de fábrica com rodas forjadas de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam nas laterais as capas de retrovisores em preto brilhante.

O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes escurecidas.

O interior traz detalhes como revestimento dos bancos em tecido xadrez (com costura vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Foram acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os bancos do tipo “concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em vermelho nos cintos de segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais exclusiva.

O volante possui revestimento em Alcantara (além do emblema GTI, costura vermelha e marcação central). Os tapetes também são exclusivos e possuem detalhes vermelhos, assim como as placas nas soleiras das portas.

Entretanto, essa versão especial do GTI, não estará disponível no mercado brasileiro.




 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.