Fonte: Sorocaba.com
O
novo Mercedes-Benz Classe S Cabriolet, apresentado em Frankfurt, traz um design
diferenciado, além da tecnologia de ponta e um conceito de proteção contra o
vento, que inclui o controle inteligente de climatização para conversíveis. A versão
esportiva do novo Classe S também foi apresentada. O novo Classe S Cabriolet é
um dos veículos mais bonitos e exclusivos da Classe S em todos os tempos, e traduz
o conceito de luxo moderno.
O
Mercedes-AMG S 63 4MATIC Cabriolet possui motor de 5,5 litros biturbo, que gera
potência de 585 cv e torque máximo de 900 Nm. Ele traz de série a tração
integral permanente AMG Performance 4MATIC com divisão de torque, e acelera de
0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Com
relação aos itens de conforto, o sistema automático de proteção contra o vento
AIRCAP (reduz a turbulência de ar e nível de ruído interno), o sistema AIRSCARF
de aquecimento ao nível do pescoço, o aquecimento dos bancos também na
traseira, além do controle climático inteligente fazem do modelo um dos mais
sofisticados do mundo.
Diferentemente
dos sistemas convencionais, a climatização é controlada de forma totalmente
automática. Isto quer dizer que o motorista não precisa escolher um modo para
capota fechada ou capota aberta, nem que é necessário memorizar uma determinada
temperatura para cada uma dessas condições.
Destaque
também no compartimento de bagagem. Quando a capota de tecido é aberta, ela é
dobrada separadamente numa área específica. Isso a separa do restante do espaço
do bagageiro por uma cobertura retrátil operada eletricamente, que envolve o
teto de tecido. Esta partição do compartimento de bagagem se estende
automaticamente durante a abertura da capota. Quando a capota é fechada, a
divisória do porta-malas pode ser recolhida pelo toque de uma tecla no painel
interno da tampa do bagageiro, aumentando assim a disponibilidade de espaço
para bagagem. Uma tecla no console central pode ser utilizada para abrir e
fechar a capota, com o veículo em movimento a até 60 km/h. A abertura ou
fechamento tomam cerca de 20 segundos, e podem ser comandados de fora do
veículo pela chave eletrônica.
O
Mercedes-Benz Classe S Cabriolet traz novidades no estilo e na tecnologia. O
sistema opcional LED Intelligent Light System demonstra a elegância do modelo ,
com sofisticados cristais Swarovski nas lanternas indicadoras de direção e
luzes de condução diurna.
A
traseira conta com finas lanternas em LED. Ainda na traseira, a estrela da
Mercedes-Benz é articulada e desempenha várias funções: serve de maçaneta para
abertura manual da tampa do porta-malas e também como cobertura para a câmera
de ré e a câmera opcional de 360°.
Com
um coeficiente aerodinâmico de 0,29 Cd (versão S 500), a Mercedes-Benz
estabelece um novo parâmetro no segmento com o Classe S Cabriolet. Como irmão
do Classe S Coupé (o automóvel produzido em série com o interior mais
silencioso do mundo) o modelo conversível com quatro lugares também oferece um
excelente conforto relacionado ao ruído. A capota acústica de tecido tem três
camadas e é equipamento de série. A concepção da carroceria, o conceito de
selagem das portas e o duplo envernizamento também garantem o baixo nível de
ruído no interior. Além do conforto acústico, os engenheiros aerodinâmicos
também dedicaram atenção especial para manter o interior livre de
correntezas.
Motor
O
motor V8 do S 500 Cabriolet tem potência de 455 cv e atinge o torque máximo de
700 Nm a partir de 1.800 rpm. Com essa configuração, a aceleração de 0-100 km/h,
acontece em 4,6 segundos.
Já
o V8 biturbo AMG 5,5 litros que equipa a versão superesportiva do modelo é um
dos V8s de série mais eficientes do mundo. Com potência de 585 cv e 900 Nm de
torque, ele entrega mais desempenho. O Mercedes-AMG S 63 Cabriolet acelera de 0
a 100 km/h em 3,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente
em 250 km/h, tendo também como item opcional a velocidade limitada em 300 km/h.
Suspensão
e segurança
O
Classe S Cabriolet é equipado de série com a suspensão AIRMATIC semiautomática
a ar. O sistema pode ser regulado para um comportamento mais esportivo ou mais
orientado ao conforto, de acordo com o gosto pessoal.
Como
o sedã Classe S e o Coupé, o novo Cabrio é oferecido com sistemas de
assistência que tornam o modelo mais seguro. Os sistemas de direção inteligente
incluem os freios PRE-SAFE com detecção de pedestres, o DISTRONIC PLUS, com
assistente de direção (Steering Assist) e piloto automático ativo Stop & Go
Pilot (que mantém a distância do veículo que vai à frente), Brake Assist BAS
PLUS com assistência em cruzamentos, o Active Lane Keeping Assist (assistente
de manutenção ativo de faixa de rolamento), Adaptive High-beam Assist Plus
(assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de
visão noturna). Além de uma função de alerta para distância e colisão, em
conjunto com o Adaptive Brake Assist, que protege contra colisões já em
velocidades tão baixas como 7 km/h, o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS
presente de série também traz uma função adicional: quando o risco de colisão
persistir e o motorista não reagir, o sistema pode efetuar a frenagem
automática em velocidades de até 100 km/h, reduzindo assim a gravidade das
colisões com veículos mais lentos ou parados. O sistema também freia na
presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/h e pode evitar
colisões traseiras a até 40 km/h.
Escapamento
com flaps de exaustão
O
S 63 Cabriolet também se adapta à preferência individual do motorista quanto ao
som do motor, que pode variar desde esportivo até uma alternativa mais
comedida, apropriada para longos percursos. O sistema de escapamento tem flaps
controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a
transmissão está no modo "C" (Controlled Efficiency - eficiência
controlada), os flaps se mantém fechados a maior parte do tempo, tornando mais
discreto o som do oito-cilindros biturbo. Nos modos "S" (Sport) e
"M" (Manual), os flaps se abrem mais cedo e mais livremente, especialmente
se o motorista tiver um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é uma
emocionante sonoridade, típica da AMG.
Transmissão
AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas
A
transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas combina com o motor
V8 biturbo. Essa transmissão é usada exclusivamente pela divisão AMG. O
condutor pode configurar seu acerto pessoal, dependendo de seu estilo de
direção. Há três modos para escolher: "C" (Eficiência Controlada),
"S" (Sport) e "M" (Manual). A função ECO start/stop é
equipamento de série e é ativada pelo modo de transmissão "C".