|
|
30/09/2015
Chevrolet lança OnStar no Cruze e surpreende
Sistema on-line é uma revolução em serviços e comodidade para o cliente. |
|
|
|
|
|
Fonte: Sorocaba.com
Que o Chevrolet Cruze vinha perdendo competitividade no
Brasil há algum tempo, ninguém dúvida. Sem novidades expressivas, e com um
motor relativamente fraco, quando comparado aos concorrentes diretos (tanto no
modelo hatch, quanto no sedan), o Cruze perdeu o encanto. Mas, a Chevrolet
acaba de mudar radicalmente essa história. Com a inclusão de apenas 3 novos
botões na base do espelho retrovisor interno, a Chevrolet pode estar mudando a
forma como o usuário interage com o seu carro. Trata-se do sistema OnStar, que
estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas
as versões (LT e LTZ).
O que é o OnStar
Quem ainda não sabe, o OnStar tem 7 milhões de usuários no
mundo, e está há 19 anos no mercado internacional. Também e é líder global em
soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada
de informação. Recentemente, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço
atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos, sendo uma média de um contato a
cada dois segundos. E no Brasil, a novidade foi amplamente customizada para
atender as necessidades do consumidor local.
Esse serviço é completamente inédito em carros nacionais.
Existem sistemas parecidos em carros de categoria Premium, como o Volvo OnCall ou
o BMW ConnectDrive. Mas o OnStar consegue ser ainda mais completo, pois oferece
uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e
emergência jamais vista em um modelo à venda no país. Além disso, o sistema é
fácil de ser utilizado e grátis no primeiro ano!
Apenas 3 botões
Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o
motorista entra em contato com uma central de atendimento, que funciona 24
horas por dia. Não existem aqueles menus automáticos do tipo “pressione a
tecla”, “vá para o MENU” e etc. O atendimento é sempre feito por pessoas. Através
desse serviço, é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações
sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o recebimento
de destinos diretamente no GPS do veículo.
Na prática é como se o carro tivesse um smartphone, com uma
linha celular (habilitada para voz e dados), embutido e integrado na central
multimedia. E para ele funcionar, basta escolher entre três botões, e apertar
um deles. O sistema é totalmente viva-voz, não distraindo o motorista. É como
se estivesse conversando com uma pessoa ao lado, que esta ajudando o motorista
a encontrar um caminho, ou programando a central multimedia do carro. Mas, isso
é feito através de uma linha celular. Assim, o condutor é capaz de realizar
diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do
trânsito.
São apenas três botões. Um azul para realizar uma chamada a
central OnStar para situações de conveniência (pedidos de endereço, consultas e
ajuda corriqueiros). Um vermelho para situações de urgência e emergência (em
caso de acidentes, panes mecânicas e outros problemas graves) e um terceiro
utilizado para atender (ou encerrar) uma chamada da central OnStar.
Comodidade a bordo
O serviço de Concierge do OnStar funciona como uma espécie
de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou
até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente -
sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio. Os
atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de
interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis,
concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.
Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de
digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao
Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do
carro o destino solicitado.
Muita segurança
Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e
passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o
acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas
informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for
detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar
entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e,
caso necessário, dar direções ou auxílio.
A partir de solicitação do proprietário, o Centro de
Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por
terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o
automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para
famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com
segurança ao destino.
Suporte automático em
acidentes
Mas o sistema OnStar vai muito além da simples comodidade. Caso
o carro se envolva em um acidente (com a abertura dos airbags, por exemplo),
uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará
contatar os ocupantes para entender a ocorrência, enviar ajuda imediata
(ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que
ninguém no veículo responda à chamada. Mesmo uma pequena batida, sem abertura
do airbag, é detectada pelo sensor de pré-tensionamento do cinto de segurança.
E nesse caso, a central também liga para o carro, para saber se esta tudo bem.
Recuperação em caso
de roubo
O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o
de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes
de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste
caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência
na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível
observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução
gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, para facilitar a
recuperação do bem pela polícia.
Ainda mais comodidade
O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode
comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo especifico para
smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas. Esse
aplicativo já esta disponível para aparelhos Android com versão Lollypop ou
superior. Em breve, também estará disponível para aparelhos com sistema IOS 7
ou superior.
Por esse app ainda é possível saber quando o veículo inicia
uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser
avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado
– recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros como
filhos adolescentes que acabaram de tirar a carta de habilitação.
Também é possível saber a localização do carro, e onde ele
foi estacionado. E se isso não bastar, é possível acionar as luzes e buzina do
carro, para localizá-lo num grande estacionamento, a partir do smartphone.
Serviço personalizado
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços
customizados para atender as demandas do mercado local. Entre os mais
relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por
meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade
de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente
Chevrolet de todo o país.
Quanto custa
No Cruze 2016, a Chevrolet está oferecendo como cortesia o
serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na
concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu
cadastro e dar seu aval para a ativação.
Como funciona
Para o funcionamento do sistema OnStar, os serviços dependem
de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS. A parceria
foi feita com a Claro e o sistema só funciona em território nacional. Cruzando
a fronteira para outros países (Argentina ou Paraguai), o sistema deixa de
funcionar. Em áreas de sombra da rede celular da operadora Claro (dentro do
Brasil), o sistema também perde função. Nesse caso, o motorista precisa voltar
para uma região com cobertura, para retomar os serviços. A comunicação entre os
ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha
celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e
microfones do sistema “hands-free” do carro.
Linha Cruze 2016
Além do OnStar, o Cruze 2016 passa a contar apenas com duas
versões, sem opcionais (LT e LTZ) e duas novas opções de cores para a
carroceria: Cinza Graphite e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O modelo também
está mais completo. A transmissão automática de seis marchas passa a ser item
de série em todas as versões. Não existe mais a opção com câmbio manual.
A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para
o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o
sistema isofix do carro.
No fim do ano passado, o veículo recebeu pequenas evoluções
estéticas e de conteúdo. Na ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte
frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu
luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares. Na
reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas,
com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Notícias por marca
|