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30/09/2015
Chevrolet lança OnStar no Cruze e surpreende
Sistema on-line é uma revolução em serviços e comodidade para o cliente.
 
   
 
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Fonte: Sorocaba.com

Que o Chevrolet Cruze vinha perdendo competitividade no Brasil há algum tempo, ninguém dúvida. Sem novidades expressivas, e com um motor relativamente fraco, quando comparado aos concorrentes diretos (tanto no modelo hatch, quanto no sedan), o Cruze perdeu o encanto. Mas, a Chevrolet acaba de mudar radicalmente essa história. Com a inclusão de apenas 3 novos botões na base do espelho retrovisor interno, a Chevrolet pode estar mudando a forma como o usuário interage com o seu carro. Trata-se do sistema OnStar, que estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões (LT e LTZ).

O que é o OnStar


Quem ainda não sabe, o OnStar tem 7 milhões de usuários no mundo, e está há 19 anos no mercado internacional. Também e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação. Recentemente, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos, sendo uma média de um contato a cada dois segundos. E no Brasil, a novidade foi amplamente customizada para atender as necessidades do consumidor local.

Esse serviço é completamente inédito em carros nacionais. Existem sistemas parecidos em carros de categoria Premium, como o Volvo OnCall ou o BMW ConnectDrive. Mas o OnStar consegue ser ainda mais completo, pois oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país. Além disso, o sistema é fácil de ser utilizado e grátis no primeiro ano!

Apenas 3 botões


Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento, que funciona 24 horas por dia. Não existem aqueles menus automáticos do tipo “pressione a tecla”, “vá para o MENU” e etc. O atendimento é sempre feito por pessoas. Através desse serviço, é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o recebimento de destinos diretamente no GPS do veículo.

Na prática é como se o carro tivesse um smartphone, com uma linha celular (habilitada para voz e dados), embutido e integrado na central multimedia. E para ele funcionar, basta escolher entre três botões, e apertar um deles. O sistema é totalmente viva-voz, não distraindo o motorista. É como se estivesse conversando com uma pessoa ao lado, que esta ajudando o motorista a encontrar um caminho, ou programando a central multimedia do carro. Mas, isso é feito através de uma linha celular. Assim, o condutor é capaz de realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do trânsito.

São apenas três botões. Um azul para realizar uma chamada a central OnStar para situações de conveniência (pedidos de endereço, consultas e ajuda corriqueiros). Um vermelho para situações de urgência e emergência (em caso de acidentes, panes mecânicas e outros problemas graves) e um terceiro utilizado para atender (ou encerrar) uma chamada da central OnStar.

Comodidade a bordo

O serviço de Concierge do OnStar funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio. Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.

Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.

Muita segurança


Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.

A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.

Suporte automático em acidentes


Mas o sistema OnStar vai muito além da simples comodidade. Caso o carro se envolva em um acidente (com a abertura dos airbags, por exemplo), uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência, enviar ajuda imediata (ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada. Mesmo uma pequena batida, sem abertura do airbag, é detectada pelo sensor de pré-tensionamento do cinto de segurança. E nesse caso, a central também liga para o carro, para saber se esta tudo bem.

Recuperação em caso de roubo


O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, para facilitar a recuperação do bem pela polícia.

Ainda mais comodidade


O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo especifico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas. Esse aplicativo já esta disponível para aparelhos Android com versão Lollypop ou superior. Em breve, também estará disponível para aparelhos com sistema IOS 7 ou superior.

Por esse app ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros como filhos adolescentes que acabaram de tirar a carta de habilitação.

Também é possível saber a localização do carro, e onde ele foi estacionado. E se isso não bastar, é possível acionar as luzes e buzina do carro, para localizá-lo num grande estacionamento, a partir do smartphone.

Serviço personalizado


Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país.

Quanto custa


No Cruze 2016, a Chevrolet está oferecendo como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Como funciona


Para o funcionamento do sistema OnStar, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS. A parceria foi feita com a Claro e o sistema só funciona em território nacional. Cruzando a fronteira para outros países (Argentina ou Paraguai), o sistema deixa de funcionar. Em áreas de sombra da rede celular da operadora Claro (dentro do Brasil), o sistema também perde função. Nesse caso, o motorista precisa voltar para uma região com cobertura, para retomar os serviços. A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

Linha Cruze 2016


Além do OnStar, o Cruze 2016 passa a contar apenas com duas versões, sem opcionais (LT e LTZ) e duas novas opções de cores para a carroceria: Cinza Graphite e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O modelo também está mais completo. A transmissão automática de seis marchas passa a ser item de série em todas as versões. Não existe mais a opção com câmbio manual.

A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o sistema isofix do carro.

No fim do ano passado, o veículo recebeu pequenas evoluções estéticas e de conteúdo. Na ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares. Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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