Fonte: Sorocaba.com
Em toda a história da Renault no Brasil, a fabricante nunca
teve uma picape em sua grade de produtos. E agora, a Renault resolveu apostar
nesse segmento. Mais do que isso, a Renault chega apostando num formato
completamente inédito, até mesmo para o mercado tradicional de picapes.
Tipicamente, o mercado de picapes no Brasil, se divide em duas principais
categorias. As picapes compactas derivadas de automóvel, e as picapes médias
derivadas de SUVs de maior porte. Pois bem, a Renault está apostando num
formato completamente inédito. Trata-se de uma picape pequena/média, derivava
do seu Crossover Duster. Ela é claramente maior que picapes derivadas de
automóveis (como Fiat Strada e VW Saveiro), porém menor que as picapes médias
(Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Toyota Hilux, etc).
Dessa forma, a Duster Oroch segue basicamente a receita do
crossover Duster. Pesa a seu favor o fato dela ser mais espaçosa, tanto por
dentro, quanto na caçamba que as picapes compactas, ao mesmo tempo que é mais
versátil e prática para um uso urbano, que as picapes médias. Assim, a Duster
Oroch promete entregar uma dirigibilidade agradável (que deve encantar também o
público feminino) sendo mais prática para manobras em estacionamentos de
shopping e de prédios, ao mesmo tempo que é mais útil e robusta, para quem
precisa de uma picape. A Duster Oroch tem muitos elementos para ser o carro
ideal para quem precisa unir necessidades de trabalho, com um cotidiano urbano
e eventuais viagens de lazer. Com isso, o cliente final terá um espectro
realmente amplo.
Suspensão Multilink
A Duster Oroch foi pensada para oferecer alguns
diferenciais. Um deles é a suspensão traseira tipo multilink. Derivada do
Crossover Duster, essa suspensão é muito mais confortável que o sistema de eixo
rígido e feixe de molas, encontrado em picapes médias. Isso promete reduzir as
vibrações, melhorando a acústica, e permitindo a Duster Oroch uma
dirigibilidade comparável as picapes compactas.
Muito espaço
Por outro lado, a Renault não economizou no espaço, e nem na
capacidade de carga da caçamba da Oroch. Ela conta com generosos 2,82 cm no
entre-eixos. Essa é a maior distância entre picapes compactas. E também pode
carregar até 650 kg, com capacidade volumétrica de até 683 litros, na caçamba
(o maior volume da categoria). O espaço é generoso, com 1,35 metros de
comprimento. Mas a Oroch contará ainda com um acessório que permitirá estender
o comprimento da caçamba. Para isso, basta abrir a tampa e instalar o extensor
da caçamba, sobre a tampa aberta. Com isso, o comprimento máximo acrescenta
mais 60 cm. E a tampa da caçamba pode receber até 80 kg em peso. Esse extensor
terá também espaço para placa do veículo, atendendo a legislação. O espete fica
instalado na parte de baixo da caçamba com trava à chave, para não tomar espaço
das cargas, na caçamba e nem ser furtado.
Maior mobilidade
Por ser derivada de um Crossover, a Oroch conta também com
boa mobilidade em terrenos acidentados. Ela tem o maior vão livre da categoria,
quando comparada as picapes compactas. Ainda que não tenhamos os preços da
Oroch, já é sabido que, na prática, ela vai concorrer com as picapes compactas.
Assim, a Oroch tem 20,6 cm de altura em relação ao solo. Isso é maior que os
19,4 cm da Fiat Strada e maior que os 19 cm da VW Saveiro. Aliás, o espaço pode
ser comparado aos 22,5 cm da picape média Chevrolet S10. Além disso, a Oroch
contará com um ângulo de ataque de expressivos 26 graus. E um ângulo de saída
de quase 20 graus. Certamente, isso ajudara na mobilidade em obstáculo. Por
enquanto, a Duster Oroch só estará disponível com tração 4x2 dianteira. Mas
existe chance dela,em algum momento, trazer a mesma tração 4x4 disponível no
Duster. Também, nesse primeiro momento, só existirá a oferta de câmbio manual.
A opção do automático deverá chegar mais para frente.
Motores e
transmissões
Serão duas opções de motores flex. Idênticos ao do Duster, a
Oroch terá uma opção de motor 1,6 litro – 16 válvulas, e um motor 2,0 litros –
16 válvulas. O motor 1,6 litro tem potência máxima de 110 cv na gasolina e 115
cv no etanol (obtidos à 5.750 rpm). O torque máximo é de 15,1 kgmf e 15,9 kgmf,
respectivamente, obtidos à 3.750 rpm. Esse motor estará associado a uma
transmissão manual de 5 marchas.
Já o motor 2,0 litros conta com potência máxima de 143 cv na
gasolina e 148 cv no etanol (obtidos à 5.750 rpm). O torque máximo é de 20,2
kgfm e 20,9 kgfm, respectivamente, obtidos à 4.000 rpm. Esse motor terá uma
transmissão manual de seis marchas.
Para melhor aproveitamento do consumo de combustível, todas
as versões da Duster Oroch estaão equipadas com o GSI (Gear Shift Indicator).
Trata-se de uma indicação no painel que mostra ao condutor qual a melhor marcha
a ser utilizada, sempre de acordo com o estilo de condução. De foma
complementar, todas as versões também terão o botão Eco-Mode. Com ele acionado,
o consumo pode ser reduzido em até 10%. Esse botão limita o torque e a potência
do motor e reduz a potência do ar-condicionado. Uma indicação ECO aparece no
painel.
Três versões
A Duster Oroch chegará em três versões de acabamento:
Expression com motor 1,6 litro e Dynamique com motores 1,6 litro e 2,0 litros.
A parte interessante é que não existe Oroch “pelada”. Desde a versão básica, a
Oroch traz o essencial para conforto e comodidade.
Faz parte do pacote básico Expression:
Ar-condicionado manual;
Banco do motorista com regulagem de altura;
Direção hidráulica;
Protetor de caçamba;
Travas elétricas;
Quatro vidros com acionamento elétrico;
Volante com regulagem de altura;
Luzes diurnas;
Roda de liga-leve de 16 polegadas;
Rádio com CD-Player, entrada USB + Bluetooth;
Comandos de áudio na coluna de direção;
Trancamento automático das portas;
Alarme
Como opcional na Duster Oroch Expression, está o “Pack
Plus”, que acrescenta retrovisores elétricos e faróis de neblina.
O pacote Dynamique é exatamente igual em equipamentos,
independente da opção do motor 1.6 ou 2.0 litros. Ele acrescenta:
Central multimedia Media NAV Evolution;
Computador de bordo de 10 funções;
Faróis de neblina;
Volante revestido em couro;
Pneus de uso misto;
Rodas de alumínio escurecidas;
Indicador de temperatura externa;
Controle de cruzeiro com limitador de velocidade;
Existe ainda o “Pack Outsider”, que deixa a Oroch com visual
mais aventureiro. Ele inclui:
Protetores Frontais;
Duplo farol auxiliar;
Protetor do vidro traseiro;
Capota marítima;
Alargadores dos paralamas;
Outro opcional das versões Dynamique são os bancos forrados
parcialmente em couro. O Duster Oroch será comercializado em sete diferentes
cores: Verde Esmeralda; Branco Neige; Prata Etoile; Cinza Acier; Petro Nacré e
Vermelho Fogo.
Preços
Versão Expression 1.6 – R$ 62.290
Opcionais: Retrovisor elétrico + faróis de neblina (R$ 700)
Versão Dynamique 1.6 – R$ 66.790
Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700)
Versão
Dynamique 2.0 – R$ 70.790
Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700)