A nova Honda PCX 2016, modelo da categoria Scooter, chega a linha
2016 com novo visual. Ela é ideal para o público que prioriza praticidade, facilidade de pilotagem e agilidade nos
grandes centros urbanos. Produzida em Manaus (AM), estará disponível na rede de
concessionárias Honda no final deste mês (outubro).
Novo Design
Da dianteira à
traseira, tudo mudou no visual da nova Honda PCX versão 2016. Alguns dos principais
destaques são os novos conjuntos de carenagens, de linhas retas e harmônicas.
O novo conjunto
óptico tem área maior e agora conta com lâmpadas em LED para o farol, lanterna
e indicadores de direção. Uma inovação que, além de inédita no segmento, auxilia
na segurança e melhora a visibilidade em situações de baixa luminosidade. As
lanternas de freio e iluminação da placa traseira também contam com lâmpadas
LED.
O painel de
instrumentos redesenhado adota o relógio digital dispõe de informações analógicas
e digitais de leitura simples e fácil, com parâmetros completos do
funcionamento da motocicleta. Inclui velocímetro, hodômetro total, medidor de
combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada
automática. Outro destaque fica para o ponteiro do velocímetro (tipo flutuante)
que acompanha a borda do marcador.
Com novo formato e
textura, o assento está ainda mais confortável e com mais liberdade de
movimento. Com altura de 761 mm em relação ao solo, facilita o apoio dos pés no
chão, além de uma condução mais agradável e de maior conforto ao piloto.
Eficiência e inovação
As inovações da
PCX 2016 refletem a evolução do modelo em relação à praticidade e conforto. O
porta-objetos ganhou mais espaço e a novidade é a tomada de 12 volts, muito
útil para adaptar carregadores de celular ou utilizar um GPS, por exemplo.
Outro item importante é a inclusão do pisca-alerta para indicar uma parada
emergencial proporcionando maior segurança.
O compartimento
sob o banco é um atrativo à parte e característico do modelo. Aberto por meio
de um botão, permite acomodar objetos pessoais como capacete fechado, pequenas
bolsas, pastas, sacolas de compras, livros ou documentos.
Outro item de
comodidade da nova PCX 2016 é a trava que possibilita manter o assento em
posição aberta, para facilitar o acesso ao porta-objetos. Na traseira, as alças
do garupa têm novo formato, além de vir preparada para instalar suporte de baú.
A PCX 2016 mantém
o exclusivo sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automático do
motor, por exemplo, em paradas de semáforo, e com funcionamento automático após
o acelerador ser acionado. A tecnologia, ainda inédita no segmento, permite uma
redução no consumo de combustível e também na emissão de poluentes. No modelo
2016, este sistema também monitora o nível de carga da bateria, desligando-se
automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.
A PCX dispõe de
sistema de freios CBS (Combined Brake
System), tecnologia que
distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro,
garantindo mais segurança e eficácia, principalmente em situações de
emergência. Na frente, o disco possui diâmetro de 220 mm e cáliper de duplo
pistão. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm.
Um novo motor foi
desenvolvido para o modelo 2016. A capacidade volumétrica agora é ligeiramente
menor: 149,3 cm³, contra 152,9 cm³ da versão anterior. A iniciativa visou uma
adequação aos padrões técnicos de emissão de poluentes exigidos pela segunda
fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e
Veículos Similares), prevista para vigorar a partir de janeiro de 2016. O
resultado final, após ajustes no módulo de injeção eletrônica (ECU), apontou
sensível melhora na economia de combustível, sem interferência ao desempenho e
pilotagem.
No modelo 2016, a
PCX apresenta um conjunto mecânico ainda mais eficiente. O propulsor é
monocilíndrico OHC (Over Head
Camshaft), 4 tempos, com
injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel
Injection), arrefecido a
líquido. A potência máxima de 13,1 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,36
kgf.m a 5.000 rpm garantem boa agilidade.
A relação de
transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic) propicia conforto
adicional por não exigir trocas de marchas. Além de contribuir para melhorar o
consumo de combustível, assegura uma pilotagem mais prazerosa e suave. O modelo
conta com partida elétrica para maior comodidade.
Outra novidade
incorporada à PCX são os novos amortecedores traseiros. Redimensionados,
oferecem maior resistência a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e
garupa. O chassi do tipo berço em tubos de aço, com distância entre eixos de
1.315 mm, mantém estrutura rígida e eficiente. A capacidade do tanque de
combustível aumentou para 8 litros, um pouco mais de dois litros quando
comparada com o do modelo anterior (5,9 litros), garantindo maior autonomia à
PCX 2016.
Outro importante
destaque é o novo período de garantia, inédito na categoria agora com três
anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete
revisões.
A PCX 2016 será
oferecida em duas versões: Standard, nas cores Preto e
Cinza Metálico e DLX, na cor Branco Fosco
com rodas douradas. Os preços públicos sugeridos são R$ 10.299 (Standard) e R$
10.699 (DLX).