A nova geração do Renault Mégane deverá ser lançada no Salão de Paris, no final de setembro. Em relação ao modelo vendido aqui, importado da Argentina, o novo terá maiores dimensões para enfrentar a forte concorrência no segmento de carros médios.
O novo modelo ganhará 7 cm no comprimento, 2 cm na distância entre eixos e será 3 cm mais alto. Com isso, o modelo ficará parecido com seus concorrentes: Peugeot 307, Toyota Corolla ou Honda Civic.
A nova geração do sedã francês além de contar com a tradicional versão hatchback terá, como novidades, uma versão coupé-cabriollet, desenvolvida pela encarroçadora Karmann e também uma station wagon, que ocupará o espaço da versão sedã atual. Quanto ao futuro do monovolume Scénic, que utiliza a mesma plataforma do Mégane, deverá ganhar mais uma versão, de sete lugares, o que será possível com uma maior distância entre eixos.
As mudanças no interior do veículo ficarão por conta da maior comodidade, algumas delas herdadas dos modelos maiores como o Laguna e Vel Satis. Dentre os itens estarão a chave eletrônica, tipo "cartão" - tecnologia estreada no Laguna -, controle de estabilidade e de pressão dos pneus, ar condicionado, faróis automáticos e airbags traseiros.
A próxima geração do Renault Mégane terá muitas versões: 3, 4 e 5 portas e, provavelmente, um cabrio, como o Peugeot 206 CC, que terá a assinatura da empresa Karmann. Os motores que equiparão essa futura linha são: um novo 1.4 litro de 80 cv, o 1.6 16 v com 115 cv, 1.8 e 2.0 litros que estarão na versão mais esportiva. Para o Scénic RX4, a versão utilitário-esportivo do monovolume, a Renault poderá estrear um propulsor inédito de 2.2 litros com 170 cv.