A Audi resolveu aumentar a potência dos modelos RS6 Avant e RS7 Sportback equipados com o motor 4.0 V8 TFSI, ultrapassando a marca dos 600 cavalos de fábrica, sem ter prejuízo na eficiência no consumo de combustível.
Agora, o motor desenvolve 605 cavalos de potência, o que representa um aumento de 45 cv na comparação com sua configuração tradicional. Tal ganho foi obtido a partir de uma reconfiguração feita pela Audi, aumentando o limite de rotações por minuto, bem como a pressão do turbo. Por outro lado, como segue disponível o sistema de desativação de cilindros em situações de baixa velocidade, a média de consumo é melhor do que 10 km/l para os dois modelos.
Em termos de desempenho, a alteração permite que sedã e perua acelerem de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o que representa um ganho de dois décimos na comparação com as configurações convencionais. Mais interessante: se o teste for relativo à aceleração de 0 a 200 km/h, RS6 Avant e RS7 Sporback estão 1,4s mais rápidos (baixando de 13,5s para 12,1s).
Por padrão, a velocidade máxima dos dois carros é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas também passa a estar disponível um pacote opcional (Dynamic) que aumenta esse limite para 280 km/h ou, dependendo do interesse do cliente, 305 km/h. Outras modificações foram feitas na transmissão Tiptronic de oito marchas, que conta com tração integral quattro. Normalmente, a distribuição de força é de 60% para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro, mas, de acordo com velocidade e aderência, esses números podem variar.
A suspensão adaptativa a ar também foi modificada, fazendo com que os modelos ficassem dois centímetros mais próximos do solo. Com rodas de 21 polegadas, ambos tem freios de cerâmica como item opcional. Na cabine, destaque para o revestimento de couro Alcantara, acabamento de fibra de carbono, bancos esportivos RS e painel de instrumentos com três cores (branco, preto e vermelho).
As novas versões de RS6 Avant e RS7 Sportback estarão disponíveis no mercado europeu a partir de novembro, com preços iniciais de, respectivamente, 117 mil e 121,7 mil euros.