Para muitos motociclistas a lenda de que usar o freio dianteiro pode fazer a moto “capotar” é uma realidade. Tanto que muita gente, principalmente na região Nordeste, pede para retirar o freio dianteiro. O resultado disso é uma frenagem inadequada apenas com o freio traseiro. O indicado é usar os dois freios ao mesmo tempo, aplicando mais força no freio da frente.
Para resolver o problema, a Honda desenvolveu o sistema de freios combinados (CBS) na CG 150 e o manteve na CG 160. O Combi Brake, como prefere a marca, consiste em acionar parcialmente o disco dianteiro quando o pedal traseiro é pressionado.
O pedal passou a ter dois estágios. Pressionado até certo ponto, freia apenas atrás. Mas, quando o piloto pisa com mais vigor, ativa um segundo cilindro mestre que distribui a força da frenagem entre o tambor traseiro e o freio dianteiro.
De acordo com a montadora, o Combi Brake reduz em até 20% o espaço de frenagem da Titan em comparação com a mesma motocicleta sem o sistema. A proporção da força, por sua vez, fica em 66% na roda traseira, enquanto 34% fica concentrado na dianteira.
Na prática
O mecanismo também melhora a confiança do piloto novato em relação à estabilidade, uma vez que você se sente no controle da moto durante todo o “tempo” de frenagem. Algo útil em uma situação de emergência, como desviar de um obstáculo, por exemplo.
Outro ponto que favorece aos iniciantes é o tempo para pensar. Quando não se tem experiência ao pilotar motos, as ações ainda não são automáticas. Portanto, você pensa antes de fazer tarefas simples, como pisar no pedal traseiro, apertar a embreagem e daí acionar o manete direito do freio dianteiro. Quando se sente que a pinça já está atuando na roda da frente, fica mais fácil fazer as outras duas ações com mais rapidez.
Evolução necessária
De acordo com a Abraciclo, associação brasileira das empresas do segmento de duas rodas, dados apurados em revisões gratuitas feitas pela entidade mostram que 44% das motos apresentam desgaste excessivo no freio traseiro. Ou seja, o freio está sendo usado de forma equivocada.
Portanto, a adoção do Combi Brake na versão top de linha do principal modelo da Honda irá obrigar ao motociclista brasileiro a rever sua forma de pilotar e, é claro, fazer a frenagem de forma mais eficiente.
Agência INFOMOTO
Conteúdo – TECNOLOGIA/SEGURANÇA
Texto: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
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